Unochapecó oferta primeira disciplina institucional em inglês

Inovação

Texto Jessica De Marco*

O sonho dos alunos de hoje vão muito além do que há um tempo atrás. Mais do que o diploma, eles buscam novas experiências, nem que para isso tenham que buscá-las em outro lugar do mundo. A Unochapecó, com seu intenso processo de internacionalização, está facilitando esse processo. Ao oferecer a primeira disciplina institucional em inglês, dá um importante passo na oferta de novas oportunidades aos seus estudantes.

A disciplina Direitos Humanos e Cidadania faz parte dos componentes curriculares institucionais, ou seja, acadêmicos de todos os cursos podem realizá-la. Com a oferta na língua inglesa, a Universidade inicia o processo de internacionalização do currículo, fundamental para uma instituição de ensino superior que busca, cada vez mais, o contato com o mundo afora. "Os estudantes têm a oportunidade de vivenciar a experiência de cursar um componente em outro idioma e isso capacitá-lo, caso queira realizar um período de intercâmbio no exterior futuramente. Além disso, começamos a abrir oportunidades para os estudantes estrangeiros que vêm estudar na Unochapecó, porém não falam português", explica a analista da Assessoria de Relações Nacionais e Internacionais da Unochapecó, Liana Sonza.

Quatro estudantes realizam a disciplina piloto

Quem está à frente da disciplina é o professor Luiz Henrique Maisonnett. A experiência, segundo ele, é desafiadora, mas muito proveitosa. "A internacionalização tem se tornado uma exigência para os alunos que querem se inserir no contexto internacional e se tornarem protagonistas no mundo globalizado. Além disso, para os professores, torna-se de extrema importância a adequação aos novos processos, bem como ao ensino internacional", comenta.

Ele lembra, ainda, que a Unochapecó mais uma vez está à frente ao ofertar uma disciplina em outro idioma. Diferencial que demonstra o porquê é nota máxima em sua avaliação.

"A Unochapecó, universidade comunitária e com características totalmente diferentes, localizada no Oeste de Santa Catarina, está oferecendo para seu aluno algo que nem uma federal oferece. Está em outro patamar, o que faz com que nossos alunos possam estudar em qualquer lugar do mundo".

Marco Antonio Mendes de Medeiro, estudante do 4º período de Direito, deseja no futuro cursar uma pós-graduação ou um mestrado fora do país. O acadêmico tem consciência dos desafios em estudar no exterior, por isso está se preparando desde cedo. "Ter na universidade uma matéria em inglês acaba somando muito. Querendo ou não, a língua inglesa é utilizada no mundo todo e é interessante o quanto antes estar adaptado a ela", comenta.

Para Daniel Nodari da Silva, estudante do 1º período de Psicologia, mesmo no início, a disciplina já está superando as expectativas. "A partir do momento que a instituição passa a ser internacional, ela se torna uma universidade com um nome maior, e o diploma agrega muito mais", finaliza.

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó

Internacionalizacao