Unochapecó organiza a 14ª Semana de Enfermagem

Texto Jessica De Marco*

Nos dias 23 e 24 de maio, profissionais e estudantes de enfermagem estarão reunidos para adquirir novos conhecimentos na área. A Unochapecó promove nessas datas a 14ª Semana de Enfermagem, em parceria com a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). O evento ocorre no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes e nesta edição tem como tema 'A Centralidade da Enfermagem nas Dimensões do Cuidado'.

"É um evento que reúne estudantes e profissionais de enfermagem de diversas linhas de atuação, o que possibilita a troca de saberes e a interação entre os pares", explica a presidente da comissão organizadora do evento, professora Alcimara Benedett. A programação em Chapecó integra as atividades da Semana Brasileira de Enfermagem, celebrada anualmente no país.

Sobre o evento

Para a abertura oficial do evento, a temática central foi o assunto escolhido para palestra. A professora Mágna Tessmann, presidente da Associação Brasileira de Enfermagem Seção Santa Catarina, será a responsável por abordar o assunto. A atividade está agendada para quarta-feira (23/05), às 19h, no Centro de Eventos.

Na quinta (2405), a partir das 8h30, a professora Chris Netto de Brum falará sobre 'Enfermagem baseada em Evidências'. No período da tarde, outras três palestras integram a programação. Às 13h, 'Sexualidade na terceira idade”, com a professora Leoni Zenevicz; e 'A Centralidade da enfermagem na rede de atenção à saúde', com a enfermeira Lidiana P. Piovesan, gerente de Atenção Básica do município de Chapecó. A última palestra será às 15h, com o tema 'Cuidado de Enfermagem na contemporaneidade: Sociedade, ambiente e saúde', proferido pela professora Silviamar Camponogara. O evento conta ainda com uma série de oficinas, apresentações de trabalhos científicos e atividade artística e cultural com o Grupo Palhaçaria, da UFFS. Todas as ações ocorrem no Centro de Eventos, exceto as oficinas, que acontecem na Udesc.

O evento tem o apoio da Associação Brasileira de Enfermagem Seção Santa Catarina (Aben/SC) e Núcleo Aben Chapecó. Os interessados podem efetuar a inscrição para as palestras durante o evento, de maneira gratuita. As oficinas, porém, já estão com todas as vagas esgotadas. Mais informações pelo site do evento.

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó
Semana de enfermagem