Unochapecó participa da 2ª Feira das Profissões em Maravilha

Texto Juliane Bee*

Engana-se quem pensa que o Dia do Estudante foi comemorado de forma diferente apenas na Unochapecó. Na última sexta-feira (11/08), a Universidade participou da segunda edição da Feira das Profissões da Escola Nossa Senhora da Salete. O evento, realizado no município de Maravilha, tem o objetivo de aproximar os alunos do ensino fundamental e médio da realidade acadêmica. Na ocasião, representaram a Instituição o Museu de Ciência e Tecnologia da Unochapecó e os cursos de Ciências Biológicas e Engenharia de Alimentos, responsável pela Oficina de Hambúrgueres.

Este é o segundo ano que a Unochapecó marca presença na Feira, mas é a primeira vez que os cursos e o Museu participam do evento. A Oficina de Hambúrgueres contou com 25 alunos e foi ministrada pela coordenadora do curso, professora Micheli Zanetti. Ela conta que além dessa atividade, o curso também promove oficinas de produção de cervejas, produção de iogurte tipo grego e produção de batatas tipo Ruffles. "Qualquer escola pode receber essas atividades, desde que entre em contato com a coordenação para agendarmos a visita", explica.

Para a professora, ações como a Feira das Profissões possibilitam aos estudantes conhecer de perto a profissão, tirar dúvidas e saber mais sobre o mercado de trabalho. No caso da Oficina de Hambúrgueres, os estudantes aprenderam a produzir os ingredientes em casa e a importância da engenharia de alimentos, que contribui para deixar o alimento mais gostoso e saudável. "Na atividade de sexta-feira, cada grupo trabalhou com uma formulação diferente, que alterava a quantidade e o tipo de gordura. Foi gratificante ouvir o feedback dos alunos contando que vão produzir em casa para seus familiares", conta.

vv

Uma das dinâmicas elaboradas pelo curso de Ciências Biológicas e pelo Museu de Ciências Naturais para os alunos da Escola Nossa Senhora da Salete foi a trilha dos sentidos. Os participantes entraram no caminhão do Museu de Ciência e Tecnologia e participaram da atividade.

Além da Oficina de Hambúrgueres, o curso de Engenharia de Alimentos apresentou a palestra 'Do micro ao macro – a importância dos micro-organismos', que também levou conhecimento e informação aos estudantes de Maravilha.

*Estagiária, sob a supervisão de Greici Audibert.
Feira das profissões
Engenharia de alimentos