Minha Uno
Menu Busca

Unochapecó participa de audiência pública sobre incentivos à produção orgânica

Meio Ambiente

Segundo o Censo Agropecuário de 2017, Chapecó é formado por 93,3% de estabelecimentos caracterizados como agricultura familiar. Ainda segundo o levantamento, apenas 144 propriedades afirmaram produzir de forma orgânica produtos de origem animal ou vegetal. Esses dados, apresentados pelo técnico de extensão da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) da Unochapecó, Juliano Fossá, fizeram parte da Audiência Pública sobre produção, comercialização e consumo de produtos orgânicos no município. A atividade foi realizada na segunda-feira (02/09), pela Câmara de Vereadores de Chapecó.

A Audiência foi solicitada pelo vereador Claudiomiro da Silva e aprovada por unanimidade. Participaram da Audiência, o secretário municipal do Meio Ambiente, Valdir Crestani, além de representantes dos Feirantes, Epagri, Associação de Defesa do Consumidor e Cidadania, Cooper Familiar, Unochapecó, UFFS, Associação dos Pequenos Agricultores do Oeste Catarinense (Apaco) e Cooperativa Central da Reforma Agrária. Entre as autoridades também estavam a deputada estadual Luciane Carminati e os vereadores Cleber Ceccon e Cleiton Fossá.

Como encaminhamento da Audiência pública, foi decidido que a Câmara Municipal vai definir um Grupo de Trabalho Permanente, para discutir as formas de avançar e dar respostas para este setor. De acordo com Juliano, a Unochapecó, enquanto Universidade Comunitária, está inserida nesse debate, principalmente a partir dos cursos que devem ser incluídos nessa temática. "A produção orgânica e agroecológica é uma alternativa de renda e trabalho para muitos agricultores que hoje estão excluídos ou marginalizados dos processos produtivos. O papel da Unochapecó é, também, de contribuir na perspectiva acadêmica com esse debate, e consequentemente, pensar estratégias para o desenvolvimento rural da nossa região", completa.

 

*Com informações da Câmara de Vereadores de Chapecó

COMPARTILHE
TAGS
Produtos organicos
Incubadora tecnologica de cooperativas populares
Audiencia publica

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image