Unochapecó participa de missão técnica na Espanha e Portugal

Mercado

Texto Gabriel Kreutz*

Entre os dias 08 e 15 deste mês, a Associação de Agroindústrias Alimentícias Saborense, realizou uma visita técnica na Espanha e em Portugal. Representando a Unochapecó, a professora Caroline Dallacorte, que também é a coordenadora do Programa Cooperação Uno-Saborense, participou da viagem. Foram visitadas as cidades de Salamanca e Madrid, na Espanha, e as cidades de Covilhã, Castelo Branco, Estremoz e Lisboa, em Portugal.

No roteiro, foram conhecidas indústrias de embutidos e jámon, indústrias produtoras de queijo de ovelha e de cabra e também universidades e institutos técnicos, além de um cluster de empresas agrofamiliares, denominado InovCluster. O principal objetivo foi conhecer empresas e universidades europeias, e identificar possíveis parcerias, estreitando laços e podendo iniciar uma aproximação inicial para atuação em conjunto.

De acordo com a professora, a partir de agora, o trabalho de cooperação entre a Universidade e a Associação ganha mais força com exemplos a serem seguidos. "A missão trouxe diversos benefícios a nível de conhecimento, novas tecnologias e formas de trabalho, como também proporcionou a aproximação com atores importantes dos ecossistemas destas regiões", ressalta.

Segundo o presidente da Saborense, Wolmir de Souza, a Associação surgiu no ano passado, com apenas quatro associados, e agora já conta com mais de 30 agroindústrias parceiras. Mas para ela ser criada e se fortalecer, conta com o apoio do Sebrae e da Unochapecó. "Saborense é um projeto que visa, através de pequenas e médias agroindústrias, fomentar a cadeia produtiva de bovinos, suínos, ovinos, lácteos, peixes e aves que estão fora do grande conglomerado das agroindústrias, desde o setor de produção até o consumidor final".

Sobre a visita, Wolmir destaca que foi possível conhecer um pouco mais da cultura, do saber e das agroindústrias familiares daqueles países. "Voltamos de lá com alguns conhecimentos técnicos e muita motivação naquilo que é o grande foco deste projeto: produzir e comercializar produtos de origem animal que, além de sabor e segurança alimentar, levem também a vocação, cultura e o saber fazer, ponto alto das pequenas agroindústrias", completa.

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó

viagem