Unochapecó participa do II Simpósio Latino Americano de Educação Inclusiva

Texto Ionara Virmes*

A construção de uma sociedade melhor, entre seus diversos pilares, conta com o acesso à educação básica e a inclusão social. Para atingir tal objetivo, diferentes projetos são postos em prática, e a Unochapecó não fica de fora. O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE) da Universidade representará o Brasil no 'II Simposio Latinoamericano Y Caribeño De Investigación Sobre Educación Inclusiva: Subjetividades En Disputa, Creación De Otros Mundos Y Alteración De Lo Conocido'.

O Simpósio tem a coordenação do Centro de Estudios Latinoamericanos de Educación Inclusiva (Celei), o qual, desde 2019, é parceiro da Unochapecó. Com o objetivo principal de divulgação de pesquisas nacionais e internacionais sobre a educação inclusiva no século XXI, os convidados trarão abordagens na identificação de tarefas críticas, ligadas a termos políticos, éticos e de experiências. Além do Brasil, o evento contará com a participação de outros cinco países latino-americanos: Chile, Equador, Argentina e Colômbia.

O evento acontece nos dias 22, 23 e 24 de setembro. A Uno será  responsável pelo painel central do último dia do Simpósio, 'Desigualdades múltiplas e educação inclusiva', com início às 10h, coordenado pela professora Tania Mara Zancanaro Pieczkowski, tendo a professora Andrea Soares Wuo, da Universidade Regional de Blumenau (Furb), como  comentarista convidada.

A Uno comandará o painel central do dia 24

A programação do painel contará com diversas temáticas, como a de 'Alosteria nas práticas de in/exclusão', apresentada pelo professor da Faculdade de Educação da UFRGS, Alfredo José da Veiga-Neto. A professora Patrícia Gräff da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) falará sobre 'Educação como dívida social: as desigualdades múltiplas na composição da sociedade brasileira'. E por fim, a professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Maura Corcini Lopes, debaterá sobre o 'Governamento intermitente das desigualdades'.

As inscrições para o II Simpósio de Educação Inclusiva, que são gratuitas, estão abertas, e os participantes receberão certificação. A transmissão será pelo canal do YouTube da Red Ecuatoriana de Pedagogía. Você pode acompanhar a programação completa desta importante ação de internacionalização da Unochapecó e do Mestrado em Educação no site do evento

*Estagiária, sob supervisão de Gabriel Kreutz

inclusão