Unochapecó participa do Programa de Inovação da BRF

Texto Vanessa Marquezzan*

A Unochapecó, cumprindo seu papel comunitário, participou do Programa de Inovação da BRF. Na oportunidade, representantes da Rede de Inovação da Universidade se reuniram com gestores das unidades da BRF de Chapecó e Concórdia, para identificar problemas de diferentes áreas da indústria e buscar possíveis soluções. O encontro aconteceu no fim de janeiro e é uma iniciativa de aproximação da empresa junto ao Parque Científico e Tecnológico Chapecó@, o qual a Unochapecó faz a gestão.

Durante a conversa, eles apontaram desafios, que posteriormente foram enviados ao Programa Nacional de Conexão Startup-Indústria da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, o qual a BRF já foi selecionada. "A Unochapecó esteve conosco no evento para ajudar a identificar problemas e buscar possíveis soluções aplicáveis ao negócio, desenvolvendo metodologias e envolvendo empreendedores para participar do programa de inovação para a BRF", comenta o gestor de Inovação da BRF, Cyro Hernandez Calixto.

A atividade, para a professora responsável pelos eventos da Rede de Inovação, Caroline Dallacorte, proporcionou um momento de engajamento e troca de experiências. "É importante que haja essa interação entre academia e indústria na busca pela solução de problemas, pois nós podemos agregar com o background científico, trazendo as metodologias utilizadas em sala, enquanto que a indústria traz todo o know-how técnico". Ela aponta, ainda, que essa junção traz resultados positivos que posteriormente refletem na comunidade.

O papel da Unochapecó, de acordo com o diretor de Inovação e Empreendedorismo, professor Rodrigo Barichello, vai além de fornecer mão de obra qualificada para o mercado de trabalho. "A atividade vem ao encontro de um novo papel esperado da Universidade na sociedade atual, onde ela passa a ter uma função de protagonista no processo de desenvolvimento econômico e social, tendo a inovação e seus ambientes como fundamento", finaliza.

*Estagiária, sob a supervisão de Jessica De Marco

Inovacao