Unochapecó passa a aplicar exame de proficiência em inglês

Inovação

Texto Juliane Bee*

Quando se planeja estudar em um país de língua inglesa, é preciso comprovar o domínio do idioma. Essencial para estudantes que desejam cursar uma graduação fora do Brasil, o Test of English as a Foreign Language (TOEFL) ou Teste de Inglês como Língua Estrangeira, é uma parte importante desse processo, que agora pode ser feito na Unochapecó.

O TOEFL IBT é um exame reconhecido internacionalmente, que avalia a capacidade do estudante de compreender o inglês em nível universitário, nas modalidades listening, reading, speaking e writing. Podem realizar o teste alunos que planejam estudar em uma instituição de ensino superior estrangeira, candidatos a bolsa de estudo e certificação, estudantes da língua inglesa que desejam monitorar o próprio progresso e trabalhadores que solicitam vistos. A prova é dividida nessas quatro seções, que equivalem a 30 pontos cada, contabilizando o máximo de 120 pontos. A nota é válida por dois anos após a data do teste.

Embora o TOEFL seja aplicado por outras instituições da região, a Unochapecó será o único centro aplicador para a modalidade IBT no Oeste, que avalia as quatro habilidades já descritas. "É uma grande oportunidade para os estudantes que desejam realizar um período de intercâmbio em universidades de língua inglesa. O teste é exigido por todas as instituições para comprovar o conhecimento no idioma. Além disso, os alunos não precisarão mais viajar para outras cidades para realizar a prova", comenta a assessora do setor de Relações Nacionais e Internacionais (Arni) da Universidade, Liana Sonza dos Santos.

As datas para realização do teste, assim como os procedimentos de inscrição, serão divulgados em breve pela Unochapecó. Mais informações podem ser obtidas na Arni, através do telefone 3321-8308 ou pelo e-mail arni@unochapeco.edu.br.

*Estagiária, sob orientação de Greici Audibert
Toefl