Unochapecó passa a oferecer curso de Relações Internacionais

Texto Ana Vertuoso*

Há algum tempo, a Unochapecó começou a cogitar a possibilidade de implementar um novo curso. A ideia era suprir as necessidades que o mercado local tem por um profissional específico, que conheça as áreas da política, economia, história e direito, e saiba como conectá-las, ou seja, como trabalhar de forma interdisciplinar. Este ano, após muitas pesquisas e estudos, a Universidade criou o curso de Relações Internacionais (RI), que é pioneiro na região e está com inscrições abertas.

A graduação terá duração de quatro anos e será dividida em oito semestres. Já pensada a partir da nova reestruturação da Instituição, Relações Internacionais fará parte da Escola de Gestão e Negócios e irá dialogar diretamente com os outros cursos da área, como Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas. "Como o mundo está mudando muito, consideramos importante o curso também estar conectado com outras áreas, principalmente as que preparam nossos estudante para atuarem no mundo corporativo", explica o coordenador do novo curso, professor Luiz Henrique Maisonnett.

Além disso, o professor ressalta que apesar da profissão lidar com diversos assuntos globais, não é necessário falar outro idioma para se inscrever. "Costuma-se dizer que os alunos de RI têm um perfil muito específico, pois a maioria já fala outro idioma, têm boa capacidade comunicativa e são muito antenados na política internacional. Mas isso não é uma regra. Estamos preparados para dar todo o suporte necessário para o acadêmico de forma geral. Entendemos que é dentro da Universidade que se lapidam os conhecimentos, por isso, com uma formação de alto nível e um ensino baseado em experiências e resolução de problemas, com certeza prepararemos profissionais de ponta para atuarem tanto na área pública, quanto na privada".

Durante os semestres, as atividades englobarão conhecimentos interdisciplinares, a fim de preparar os acadêmicos para exercerem cargos disputados no mercado de trabalho, prezando pelo uso do idioma para negociações internacionais, debates, reuniões, entre outros.

"O impacto de um curso de RI na região Oeste de Santa Catarina, a conhecida capital do agronegócio brasileiro, com certeza será vista com bons olhos, não só pelos empresários, mas também pelo setor público, pois atualmente, diante do mundo interconectado em que vivemos, a atuação de um analista internacional é imprescindível para a manutenção e sobrevivência da empresas", salienta.

Inovação universitária

De acordo com o diretor de Ensino da Universidade, professor Hilario Junior dos Santos, esta também é uma conquista que fortalece o papel da Instituição na região. "O curso de Relações Internacionais representa tudo que a Unochapecó sempre teve como missão na região de Chapecó - vanguarda na oferta de cursos novos e na abertura de caminhos de formação que expandem o horizonte dos profissionais para pensar global, e também agir para desenvolver localmente. Ademais, é um curso que se alinha ao horizonte da própria Instituição, articulado com o Parque Tecnológico Chapecó@ nos acordos de internacionalização acadêmica e no envolvimento com os eventos culturais e econômicos da região".

O professor Luiz Henrique também pensa da mesma forma e vê no curso uma oportunidade ímpar. "Além do interesse de captarmos estudantes que contribuirão para o desenvolvimento científico e tecnológico da Uno, também nos abre portas para uma sociedade internacional, que busca parcerias e pesquisadores comprometidos diante da complexidade global. A criação deste curso demonstra o comprometimento e expertise que a Universidade tem mostrado em todos os seus anos de atuação. Ser Uno é ser do mundo", finaliza.

Ficou interessado no curso de Relações Internacionais? Inscreva-se no Vestibular Uno 2021!

*Estagiária sob supervisão de Gabriel Kreutz

Relaçoes internacionais
Graduaçao
Escola de gestao e negocios