Professores e estudantes podem participar até o próximo dia 31

Geral

A Unochapecó mantém a Comissão Própria de Avaliação (CPA), com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento da qualidade acadêmica da instituição. Estudantes podem avaliar professores e vice-versa, além de ambos terem a possibilidade de se autoavaliar e avaliar as disciplinas. O programa é composto por 20 perguntas e estará disponível até 31 de outubro.

A coordenadora da CPA, professora Claudete Bressan, informa que o formato do instrumento foi revisto buscando atender as recomendações do Ministério da Educação (MEC), além dos anseios da comunidade acadêmica. Caberá à CPA, conforme a coordenadora, proceder à análise e a socialização dos dados gerais da instituição. Já os dados específicos de professores, das áreas e dos cursos serão devolvidos para que possam realizar suas análises.

O instrumento está disponível no link Minha Uno do site da Unochapecó e as disciplinas que já foram 40% cursadas, no mínimo, podem ser avaliadas. A professora Claudete pondera que buscar a qualidade acadêmica depende fundamentalmente do conjunto de atores que formam a comunidade acadêmica e ainda reforça a importância de todos para que haja uma adesão representativa. “A avaliação ensino-aprendizagem é um convite para que docentes e discentes manifestem sua opinião no sentido consolidar caminhos que estão dando certo, bem como buscar novos se houver necessidade”, afirma.

Para a acadêmica Priscila de Carvalho, do sexto período do curso de Educação Física, esta é uma oportunidade de extrema importância. Para ela, a opinião de universitários para apontarem dificuldades e qualidades nas disciplinas e nos professores é fundamental, pois os estudantes “que usufruem do conhecimento dos mestres e doutores responsáveis pela formação profissional”. Ela também observa que a iniciativa deve ser aproveitada pelos acadêmicos de forma madura, com críticas construtivas. Para uma votação como esta tornar-se realmente importante e válida, na visão de Priscila, as opiniões dos alunos devem ser éticas e preocupadas realmente com a formação profissional, além das medidas cabíveis serem tomadas após os resultados da pesquisa. “Tudo isso certamente será para o bem da instituição e, principalmente, dos alunos”, assinala a acadêmica.

Confira no link a matéria produzida pela Unowebtv sobre a CPA: