Unochapecó premia vencedores da Maratona da Inovação

Inovação

Texto Jessica De Marco*

Negócios que investem em sustentabilidade estão em crescimento no mercado, segundo um levantamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atentos a este cenário, os acadêmicos de Engenharia Química da Unochapecó, Vinícios Tres Orso e Suzana Rempel, criaram um produto que utiliza como principal matéria-prima restos de pneus. Ou seja, no lugar de destinar esses resíduos para o lixo, com risco inclusive de prejudicar o meio ambiente, eles serão usados para a fabricação de piso emborrachado. A ideia foi a vencedora da 6ª Maratona da Inovação da Unochapecó. O grupo terá o apoio da Incubadora Tecnológica (Inctech) para modelagem do negócio.

O projeto, intitulado 'Rub Reciclagem: Pisos Emborrachados', tem a orientação da professora Caroline Dallacorte. Segundo Vinícius, a ideia é ajudar as recapadores a darem o destino correto aos restos de pneus, contribuir com as questões que envolvem o meio ambiente e ainda suprir as necessidades do mercado que está em crescimento. "O pneu picado é o resíduo que sobra das indústrias de recapagem. Ele será adicionado a um adesivo também reciclado e homogeneizado com água. Depois, colocado em uma forma, aquecido e a partir disso conseguimos essa placa, que só precisa ser moldada e prensada para o piso ficar pronto", explica.

O piso tem propriedades para ser utilizado como conforto acústico, antiderrapante, proteção contra impactos e resistências térmicas. "Para academias, ambientes que precisam de defesa contra impactos, pubs e até mesmo para pessoas que queiram o produto por ter esses diferenciais", acrescenta. Em Chapecó, são 40 toneladas de restos de pneus produzidos por mês. Para cada metro quadrado de piso confeccionado pelos estudantes, três pneus serão reciclados.

Premiação

O grupo vencedor recebeu como prêmio o pagamento de suas rematrículas no curso de graduação e 20 horas de consultoria da Inctech para modelagem do negócio. Em segundo lugar, a equipe 'Software para nutricionistas do PNAE - Educa Food', representada pela empreendedora Luiza Hohenberger, levou para casa 70% do pagamento de suas rematrículas no curso de graduação e 20 horas de consultoria na Incubadora. Em terceiro, o prêmio ao grupo vencedor foi 50% do pagamento das rematrículas no curso de graduação e também 20 horas de consultoria na Inctech. A equipe vencedora foi a 'Siabe', representada por Bruno Antonio de Oliveira.

Além de premiar as ideias vencedoras, a 6ª Maratona da Inovação da Unochapecó também contou com outro momento especial. Cumprindo todas as fases de incubação, desde o período de iniciação empresarial, pré-incubação e incubação, cinco empresas da Inctech receberam a sua graduação. O certificado foi entregue aos empreendimentos: Aprova, Belasis, Campina da Cascável, Ecosalute e Fronter.

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó
Universidade