Minha Uno
Menu Busca

Unochapecó é premiada no maior evento de materiais dentários do Brasil

Saúde

Entre os dias 22 e 25 de julho aconteceu, no Centro de Eventos da Universidade de Passo Fundo (UPF), o 55º Encontro Anual do Grupo Brasileiro de Materiais Dentários (GBMD). O evento contou com aproximadamente 300 participantes, e reuniu os maiores pesquisadores da área no Brasil. Palestrantes de nível internacional e brasileiros trouxeram o estado da arte em várias áreas de estudo de materiais dentários, incluindo avaliações clínicas.

Acadêmica Laura Kepler e o professor Sinval Adalberto Rodrigues Junior

A Unochapecó foi representada pelo professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) e do curso de Odontologia, Sinval Adalberto Rodrigues Junior e pela acadêmica de Odontologia, Laura Carolina Kepler. Ambos apresentaram estudos desenvolvidos na Uno, sob financiamento da FAPESC, em suas respectivas categorias. 

O estudo intitulado 'Dentifrícios clareadores são produtos eficazes e seguros para clareamento dentário? Revisão sistemática e metanálise', foi originado do TCC das egressas do curso de Odontologia Rafaela Lasta e Angélica Devila, sob orientação do professor Sinval e co-orientação do professor Mauro Antonio Dall Agnol e da cirurgiã-dentista mestre Luana Zanella, egressa da graduação em Odontologia e do mestrado em Ciências da Saúde. O trabalho foi apresentado pelo professor Sinval e premiado com a terceira colocação do prêmio Angelus na categoria Profissional, que incluía docentes e pós-doutorandos. 

O estudo revelou que dentifrícios (pastas de dente) clareadores, de fato removem manchas extrínsecas decorrentes da alimentação, muito mais do que dentifrícios não clareadores. O estudo ainda revelou que esse tipo de dentifrício pode causar mais efeitos adversos do que os não clareadores, como ulceração, descamação ou sangramento gengival e sensibilidade dentária. O mecanismo sugerido para ambos os efeitos é sua abrasividade mais alta do que a dos dentifrícios comuns, que pode levar também a desgastes dentários e de restaurações.

COMPARTILHE
TAGS
Unochapeco
Premio
Odontologia

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image