Unochapecó presente na Reunião Sul-brasileira de Ciência do Solo

Meio Ambiente

A Unochapecó foi uma das apoiadoras da 12ª Reunião Sul-brasileira de Ciência do Solo, que ocorreu de 12 a 15 de abril, em Xanxerê. O evento é promovido a cada dois anos pelo Núcleo Regional Sul (NRS) da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS), que tem como vice-presidente a professora do curso de Agronomia e do Mestrado em Ciências Ambientais da Unochapecó, Carolina Riviera Duarte Maluche Baretta. A temática debatida no evento foi 'Solo, água e biodiversidade: compostos essenciais para a vida'.

O evento teve um público de mais de 350 inscritos, incluindo pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, profissionais da área, entre outros envolvidos no tema solo.  Segundo a professora, o tema fundamenta-se na ideia de que a qualidade do solo é alcançada por meio da integração dos diferentes componentes da vida. "Solo, água, ar e biodiversidade são os pilares para melhoria da produtividade e, com isso, produzirmos alimentos de melhor qualidade e de forma sustentável", comenta.

O tema ressalta a importância de integrar o manejo e o monitoramento correto dos atributos químicos, físicos e biológicos do solo. Além disso, de produzir em um ambiente adequado e saudável, através do planejamento do uso da terra e do desenvolvimento de sistemas de manejo de solo mais adequados. Sem esquecer do estimular à criação de políticas públicas em apoio à agricultura brasileira, que levem em consideração a perspectiva de uma agricultura mais saudável.

rtretretrSobre a reunião

A Reunião Sul-brasileira de Ciência do Solo contou ainda com apresentação de trabalhos científicos na forma de pôsteres, conferências e painéis, reuniões das sessões técnicas da SBCS e assembleia geral, envolvendo pesquisadores, professores, estudantes de graduação e pós-graduação, agentes da assistência técnica pública e privada, assim como produtores rurais.

Paralelamente, nos dias 14 e 15 de abril, aconteceu ainda a 3ª Competição Sul-brasileira de Identificação de Solos. A competição objetivou o estímulo à identificação e o conhecimento dos solos dos estados do Sul do Brasil por equipes de estudantes de graduação/pós-graduação coordenados por professores.

O Núcleo

Segundo a professora, a gestão do Núcleo apresenta pela primeira vez em quase 20 anos de entidade, professores representantes de universidades comunitárias de Santa Catarina. Maurício Vicente Alves, da Unoesc, como presidente, e ela enquanto vice-presidente e representante da Unochapecó.

Para organização do evento também houve a inserção de alunos de graduação e pós-graduação na Unochapecó. Elizeu Bonfim e Gabrieli Talian, dos cursos de Agronomia, e Isabela Giordani e André Júnior Ogliari, do Mestrado em Ciências Ambientais, participaram da comissão de apoio do evento. O encontro permitiu a troca de experiências entre alunos de graduação e pós-graduação e a atualização dos mesmos sobre os seus temas de pesquisa de iniciação e mestrado.

Solo
Reuniao sul brasileira de ciencia do solo
Mestrado em ciencias ambientais
Agronomia