Unochapecó promove formatura institucional para mais de 300 estudantes

Texto Jessica De Marco*

Depois de muito estudo, agora os alunos podem comemorar na mesma intensidade. Chegou a tão esperada formatura. E para realizar o sonho dos universitários, esse momento conta com o apoio super especial da Unochapecó, que promove todos os anos a colação de grau de forma gratuita. As cerimônias referentes ao segundo semestre acontecem nos dias 22 e 23 de agosto, no Clube Recreativo Chapecoense. Na ocasião, mais de 300 formandos recebem o sonhado diploma, e seguem para uma nova etapa de suas vidas.

A programação foi dividida em duas datas. Na terça-feira (22/08), a partir das 18h30, colam grau os formandos dos cursos das Áreas de Ciências da Saúde e Ciências Sociais Aplicadas. Na quarta (23/08), no mesmo horário, é a vez dos alunos das Áreas de Ciências Exatas e Ambientais e Ciências Humanas e Jurídicas receberem o diploma. Além dos formandos, participam desse momento de alegria os dirigentes, professores, familiares e convidados.

O reitor da Unochapecó, professor Claudio Jacoski, comenta que a formatura coletiva já representa um importante momento da vida institucional, porque permite aos dirigentes e professores compartilhar da felicidade dos estudantes. "Sabemos o quanto esse momento é importante para cada um deles. Por isso, em respeito aos nossos alunos, e como forma de celebrarmos essa etapa tão feliz, é que criamos a formatura coletiva, que se efetivou com muito sucesso", destaca.

E como não poderia ser diferente, a maior expectativa é dos próprios formandos. Joice Peruzzo está entre os estudantes que concluem essa importante fase da vida. Ela se forma em Educação Física nesta terça e, após muito tempo de estudo e dedicação, diz estar ansiosa para chegar a tão sonhada formatura. "Espero que esse momento especial seja muito lindo e repleto de alegria, pois marca o início de uma nova etapa na vida de todos nós", avalia.

Anderson Nadal é formando de Agronomia. Ele compara sua trajetória na faculdade como subir em uma escada. "Os primeiros passos foram os mais difíceis, pois pensei em desistir. Mas com o apoio da minha família eu continuei e no decorrer dos últimos cinco anos muitas amizades fiz. Posso dizer que foram os melhores anos da minha vida os que passei na Unochapecó", finaliza.

A Universidade disponibiliza gratuitamente a beca para os formandos e organiza o evento. Nos últimos três anos, mais de 1.800 pessoas colaram grau na formatura institucional da Unochapecó.

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó.
Formatura institucional
Formandos