Unochapecó promove Olimpíada Regional de Matemática

Texto Juliane Bee*

A matemática está presente em nosso cotidiano de diversas formas, seja na hora de calcular se é mais vantajoso o uso da gasolina ou do etanol, ou quando recebemos o troco de uma compra. No último sábado (21/10), estudantes de 30 escolas públicas e particulares de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul puderam testar seus conhecimentos sobre a disciplina na Olimpíada Regional de Matemática (ORM) da Unochapecó. Participaram da prova mais de 300 estudantes do sexto ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio, que tiveram três horas para resolver seis problemas matemáticos que envolviam lógica e muita concentração.

A Olimpíada Regional de Matemática acontece na Unochapecó há 14 anos. Conforme a professora responsável pelo projeto, Andréia Beatriz Schmid, a atividade desperta a imaginação e a criatividade dos estudantes, incentivando o pensamento crítico e desenvolvendo o raciocínio lógico. "Algumas resoluções encantam pela estratégia utilizada e outras pela interpretação diferenciada", conta.

xxx

A prova é realizada em três níveis, de acordo com a escolaridade do aluno. O nível I, para alunos do 6º e 7º ano, o nível II, para o 8º e 9º ano, e o nível III, dedicado ao ensino médio. Ainda segundo a professora, os estudantes com melhor desempenho na prova serão premiados com troféus, mochilas e camisetas, no dia 1º de dezembro.

Mas isso não é o mais importante. Andréia acredita que a Olimpíada é uma forma de estimular o gosto pela matemática. Conseguir uma boa colocação não é uma questão de sorte, e sim o resultado de muita dedicação, concentração e estudo. "Aprender matemática é mais do que memorizar e aplicar fórmulas, é interpretar a questão e criar alternativas de resolução", finaliza.

*Estagiária, sob a supervisão de Greici Audibert.
Olimpiada regional de matematica