Minha Uno
Menu Busca

Unochapecó realiza formatura das turmas de Residência Médica e Multiprofissional

Profissão

Na última sexta-feira (24), o Salão Nobre da Unochapecó recebeu os novos profissionais graduados pela 11ª turma de Residência Médica e 4ª turma de Residência Multiprofissional e Uniprofissional. A especialização é realizada por meio de uma parceria entre a Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira, órgão que administra o Hospital Regional do Oeste, Hospital da Criança e Hospital Nossa Senhora da Saúde de Coronel Freitas, Unochapecó e Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).  

Ao todo, 17 formandos da 11ª turma de Residência Médica receberam seus diplomas dos programas de Anestesiologia, Área Cirurgia Básica, Cirurgia Geral, Cirurgia Geral R3, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Ortopedia e Traumatologia e Pediatria; e 12 formandos da 4ª turma da Residência Multiprofissional e Uniprofissional receberam seus diplomas nas especialidades de Enfermagem, Farmácia, Nutrição e Psicologia e Residência Uniprofissional de Urgência e Emergência na especialidade de Enfermagem. 

Os programas surgiram em 2012 no Hospital Regional do Oeste, inicialmente através da parceria entre a Associação Hospitalar e a Unochapecó e, a partir de dezembro de 2015, com a parceria da Universidade Federal da Fronteira Sul. As parcerias com as Universidades e com a Secretaria Municipal de Saúde são fruto de um processo de longa data de integração, ensino, serviço e que vem sendo fortalecida constantemente e têm importância inestimável para a qualificação dos profissionais de saúde.

Para o Reitor da Unochapecó, professor Claudio Alcides Jacoski, o momento representa um marco na história das instituições, que se uniram diante de uma demanda comunitária por profissionais, e que impacta de forma definitiva na realidade da região. Em sua fala, o professor também destacou o impacto da vivência dos novos profissionais, que cumpriram suas tarefas de forma inspiradora.

“Acima de tudo, é um marco para a área da saúde e para a comunidade da nossa região. Olhamos com admiração para a caminhada de todos esses especialistas. Sabemos que essa jornada não é fácil, e que ela começa ainda no sonho de cada um em ter uma graduação na área, até chegar à fase de ter o domínio das suas áreas. Esse projeto nasceu de uma demanda da comunidade e culminou nessa importante parceria institucional, que traz resultados tão satisfatórios pela atuação de cada um em suas residências", lembrou.

O evento contou com a presença dos Reitores das Universidades, representantes da Secretaria Municipal de Saúde, da Coordenação do COREME e da Coordenação do COREMU, e também profissionais que atuam na área da saúde na região e docentes das instituições, além de familiares e amigos dos formandos. Desejamos a todos uma brilhante trajetória por suas profissões!

Formação

A Residência Médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização, realizada em Instituições de Saúde sob a orientação de médicos especialistas na área escolhida. Cumprido integralmente dentro de uma determinada especialidade, o programa confere ao residente o título de especialista. As residências têm duração de dois a três anos, com carga horária de 60 horas semanais, e são reconhecidas pelo Conselho Nacional de Residência Médica, do Ministério da Educação (MEC). 

Já o Programa de Residência Multiprofissional com área de concentração em Oncologia e Uniprofissional em Urgência e Emergência é fruto de uma parceria entre as mesmas instituições e a UDESC, contando ainda com apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Chapecó. Trata-se de uma modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu, sob a forma de curso de especialização, caracterizado por ensino em serviço, com carga horária de 60 horas semanais e duração de dois anos em regime de dedicação exclusiva. 

COMPARTILHE
TAGS
Residência uniprofissional
Residência multiprofissional
Residência médica
Hospital regional do oeste

LEIA TAMBÉM

Whatsapp Image