Minha Uno
Menu Busca

Unochapecó realiza II Simpósio sobre gestão de desastres naturais

Meio Ambiente

Texto Ícaro Colella*

 

O meio ambiente vem sofrendo alterações constantes devido a ocupação do homem. Todo o país passa por problemas com cidades alagadas, enxurradas, tempestades, tornados e até situações de imprudência que causam transtorno. Para lidar com esses desastres os profissionais atuantes precisam de constante atualização nos métodos de ação com o ocorrido e com as pessoas afetadas. Para pensar em estratégias de gerir esses acontecimentos e capacitar profissionais de diferentes áreas, será realizado o 'II Simpósio sobre Gestão de Riscos e Desastres Naturais', que está com inscrições abertas e acontecerá no dia (09/07), no Salão Nobre da Unochapecó.

O evento é organizado pela comissão Uno Solidária em parceria com a Área de Ciências Humana e Jurídicas da Universidade (ACHJ). Serão realizados ao longo do dia três palestras, seguida por rodas de conversas com as temáticas: 'Gestão de riscos, desastres e trabalho humanitário', 'Alerta e alarme: desafios e possibilidades', e encerrando o tópico de debates com 'Cenário de desastres do Oeste Catarinense'. No período da tarde será realizada a oficina 'Os impactos causados pelos desastres na saúde mental das vítimas e afetados', para elencar a importância do trabalho do psicólogo na atuação humanizada, que visa, além de apenas reconstruir o que foi destruído, a saúde mental das pessoas afetadas. Com técnicas específicas, a ideia é deixar a população em alerta e preparada para saber como agir diante de algum desastre e também prevenir possíveis tragédias.

Para a organizadora do evento e coordenadora do curso de Psicologia da Unochapecó, professora Maria Carolina Moesch, a atuação dos profissionais em situações críticas tem que ser feita em uma rede colaborativa. "Falar de desastre é falar da atuação do corpo de bombeiros, da defesa civil, mas também, dos enfermeiros, dos médicos, dos psicólogos, e dos assistentes sociais que atuam nas políticas públicas. É uma rede maior de profissionais que acaba trabalhando quando ocorre algum desastre".

A Unochapecó tem o compromisso de formar profissionais preparados para trabalhar com essas realidades, não só ao que se refere ao pós desastres, mas na prevenção e promoção de ações que evitem que eles aconteçam. No evento os participantes terão a oportunidade de trocar informações e refletir acerca dessas ações. Segundo a professora, essa temática é bastante pertinente devido aos casos no Oeste Catarinense. "Nós temos tido inúmeras situações de desastres na nossa região. As enchentes, os deslizamentos, os tornados, e até os desastres eminentemente humanos, como os grandes acidentes", finaliza.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 26 de junho, com o custo de trinta reais. As vagas são limitadas e os participantes terão direito a certificado.

 

*Estagiário, sob supervisão de Gabriel Kreutz

COMPARTILHE
TAGS
Unochapeco
Simposio
Psicologia
Desastres

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image