Minha Uno
Menu Busca

Unochapecó realiza primeira formatura de residência médica em Chapecó

Profissão

Texto Jessica De Marco*


Sexta-feira (22/02) foi dia de formatura na Unochapecó, porém, um pouco diferente das que estamos habituados. Pela primeira vez, a Universidade, em conjunto com a Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira e a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), realizou uma solenidade de formatura de residência médica. Receberam seus títulos de especialistas, 11 residentes de 2019 dos programas em Cirurgia Geral, Cirurgia Geral R3, Clínica Médica, Obstetrícia e Ginecologia, Pediatria, Ortopedia e Traumatologia.

O Programa de Residência Médica é fruto de uma parceria entre as três instituições. Trata-se de uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização, realizada em Instituições de Saúde. No caso de Chapecó, acontece no Hospital Regional do Oeste e Hospital da Criança, com orientação de médicos especialistas na área escolhida. O programa, cumprido integralmente dentro de uma determinada especialidade, confere ao médico residente o título de especialista.

A vice-reitora da Unochapecó e pró-reitora de Graduação, professora Silvana Muraro Wildner, lembra que, pelo fato da Universidade ser comunitária, faz parte do seu DNA a preocupação com o desenvolvimento regional. "Enxergamos esses programas como uma possibilidade de qualificar ainda mais a formação médica, para que eles permaneçam em nossa região melhorando a condição de saúde e de vida de toda a população", acrescenta.

A parceria da Unochapecó com os programas acontece por meio de um convênio com o hospital. "É uma oportunidade para os estudantes que finalizam o curso de Medicina na Unochapecó continuar seus estudos no espaço que eles já conhecem. Porque já passam dois anos dentro do hospital no internato médico e esse é o momento de escolherem, entre tantas especialidades, a que mais tem afinidade", explica Silvana.

Os programas surgiram em 2012 no Hospital Regional do Oeste, inicialmente através da parceria entre a Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira e a Unochapecó. A partir de dezembro de 2015, passou a contar com a parceria da Universidade Federal da Fronteira Sul.

 

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó
COMPARTILHE
TAGS
Unochapeco
Saude
Residentes
Residencia medica
Medicina

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image