Unochapecó realiza primeira formatura institucional dentro da Universidade

Texto Gabriel Kreutz*

Quando entramos na Universidade, não carregamos apenas nossos sonhos. Existem muitas pessoas que acreditam e torcem pelo nosso sucesso. No caso de Reijane Carla Santos, de 38 anos, ela realizou o sonho da avó, da irmã e da tia ao se formar no curso de Gastronomia da Unochapecó. Ela foi uma entre os 332 formandos que colaram grau na primeira formatura institucional realizada no Salão Nobre da Universidade, nos dias 22 e 23 de agosto.

''Sou natural da Bahia e já tem dez anos que vim para Chapecó. Entrei em 2016 na Unochapecó para fazer Gastronomia. É um curso dos sonhos, pois eu venho de uma família de cozinheiras. A faculdade foi um período de novas experiências, de renovação e de conquistas'', ressalta a nova profissional.

Para chegar até o grande dia em que recebemos o certificado dos anos de estudo, a jornada é longa. Mas com o apoio de pessoas queridas o caminho fica mais fácil de trilhar. ''A minha filha foi quem mais me incentivou durante o curso. Ela fez sete anos no dia seguinte à formatura, por isso, essa conquista é em homenagem a ela. Meus amigos também me apoiaram bastante e minha irmã, que mesmo distante, sempre esteve torcendo por mim'', conclui Reijane.

esfrewrewÉ justamente para os formandos, familiares e amigos, que a Unochapecó realiza este momento. Neste ano, em especial, o evento foi ainda mais importante pois recebeu todos dentro da Universidade. ''Foi uma oportunidade de mostrar o novo espaço da Unochapecó para os formandos e seus familiares. Percebemos que todos ficaram muito orgulhosos e impressionados positivamente com o Salão Nobre e a colação. Também se emocionaram com a apresentação do nosso Coro Universitário e acredito que tenha sido um momento muito bacana para todos'', ressalta a pró-reitora de Graduação da Unochapecó, professora Silvana Muraro Wildner.

O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da Universidade, professor Marcio da Paixão Rodrigues, destaca que realizar esta formatura dentro da Unochapecó era um sonho antigo de todos. ''Esta formatura representa muito, pois, além de estarmos entregando para a sociedade pessoas que vão transformar e revolucionar a comunidade, tivemos a oportunidade de fazer isso dentro do nosso espaço. Tenho certeza que nossos formandos se sentem mais acolhidos aqui, pois eles estão em casa''.

O professor ressalta que o momento da formatura é a noite mais importante para quem trabalha em uma Instituição de Ensino. ''É quando a missão da Universidade se materializa, com a entrega de profissionais qualificados para a sociedade. A colação de grau é o resultado do trabalho que realizamos durante todos os anos da graduação, é isso que dignifica e dá orgulho'', conclui.

Porta para o mercado

werewrEliseu Gonçalves de Araújo, de 35 anos, foi um dos formandos do curso de Ciências Econômicas da Unochapecó. Ele conta que a diferença de idade em relação aos colegas foi uma das primeiras dificuldades enfrentadas. ''A graduação foi uma experiência muito agradável e desafiadora, pois eu fiquei bastante tempo sem estudar e, quando iniciei o curso, tive que buscar conceitos do passado para conseguir acompanhar meus colegas, em maioria mais jovens que eu. Mas eu consegui me adaptar muito bem com a turma e o curso. Todos os professores que me deram aula me ajudaram muito''.

O novo profissional, que passou por todas as etapas da graduação e sentiu as emoções de estar dentro de uma Universidade, assinala que sai pronto para encarar os desafios da profissão. ''O Eliseu que entrou em 2013 na Unochapecó era muito cru, não tinha conhecimento de quase nada, não tinha perspectiva nem visão. Hoje, eu acredito que está saindo um profissional que não sabe tudo, mas que aprendeu a aprender dentro da Universidade. Um profissional qualificado para o mercado'', finaliza.

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó
Graduacao