Unochapecó realiza primeira Sipat de forma remota

Texto Gabriel Kreutz*

Todos os anos, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Unochapecó promove um evento para refletir sobre os cuidados físicos e mentais dos funcionários. Pela primeira vez realizada de forma remota, tendo em vista os cuidados para prevenção da Covid-19, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (19ª Sipat) abordou os cuidados durante e pós-pandemia.

"Todas nossas reuniões foram realizadas remotamente, diante do contexto e da problemática do contágio pelo coronavírus, e desde o ínicio o assunto que não poderia deixar de ser tratado seria a pandemia. Pensamos em assuntos relacionados a informações sobre o coronavírus, associado às questões físicas e mentais, sem deixar a prevenção de acidentes de lado, principalmente na questão doméstica, pelo fato do isolamento por tantos meses. Foi uma atividade extremamente desafiadora, mas, ao mesmo tempo, muito valiosa, tanto para nós da Comissão, quanto para todos os participantes", relata a presidente da Cipa Unochapecó, Aline Sonza Alessio.

Foram 135 inscritos, com uma média de mais de 100 participantes por palestra. Aline conta que receberam muitos retornos positivos sobre a temática abordada, e também pela qualidade dos palestrantes e das palestras no geral, principalmente por ser realizada remotamente. "Finalizamos nossa Sipat com o dever cumprido, com nossos objetivos alcançados. Foi um grande desafio, desde a escolha do tema, bem como dos palestrantes. Mas com o empenho e dedicação de toda nossa Comissão, conseguimos realizar a Sipat 2020", completa.

A Sipat iniciou na terça-feira (03/11), com a palestra do professor Clodoaldo Antônio de Sá, que abordou o tema 'Exercício Físico, Saúde e Qualidade de Vida'. O 2º Sargento do Corpo de Bombeiros de Chapecó, Rodrigo Somensi, falou sobre 'Primeiros Socorros e Acidentes Domésticos', na tarde de quarta-feira (04/11). O terceiro dia do evento (05/11) teve palestra sobre a 'Promoção à Saúde Pós-Pandemia', com as professoras Arlete Ferrari Rech Medeiros e Karen Cristina Kades Andrigue. Por fim, o encerramento da Sipat, na sexta-feira (06/11), foi com a professora da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Lucianne Sant'Anna de Menezes, que falou sobre 'Saúde Mental Relacionada ao Trabalho na Universidade'.

*Jornalista - Setor de Marketing e Comunicação Unochapecó

Sipat