Unochapecó realiza workshop sobre defesa da fauna

Texto Tuanny de Paula*

Em nosso país existe uma enorme variedade de animais e cada um desempenha um papel fundamental para o equilíbrio da natureza. Porém, muitas vezes, eles sofrem maus tratos e é necessário a intervenção de entidades para combater o crime. Preocupados em conscientizar a comunidade, os cursos de Ciências Biológicas e Medicina Veterinária da Unochapecó, em parceria com o Grupo Especial de Defesa dos Direitos dos Animais (GEDDA) e o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) promoveram nesta segunda-feira (13/11) um workshop em defesa da fauna. No evento, estudantes dos cursos e professores participaram das discurssões e esclareceram dúvidas.

A palestra de abertura ficou por conta da professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Carla Forte Maiolino Molento. Ela tratou sobre o tema maus-tratos contra os animais, explicando sobre a necessidade de diagnosticar adequadamente quando ocorrem situações de negligência, abuso ou agressão. A professora acrescenta também que a proteção dos bichos tem um olhar individual para cada indivíduo, por isso é usado um protocolo específico de identificação, seguindo tópicos com indicadores de saúde, ambientais e de comportamento.

ccc

Em seguida, o promotor de justiça de Santa Catarina e coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente, Paulo Antonio Locatelli, ministrou sobre a atuação do Ministério Público na defesa da fauna. Durante a conversa, Paulo explicou como os órgãos atuam e a função dos promotores para que combater crimes contra os animais. Ele ainda ressalta que a promoção da atividade aproxima a Universidade e seus estudantes do assunto. Posteriormente, outras entidades públicas apresentaram suas atividades para a proteção dos direitos dos animais.

Fomentar as políticas públicas de conservação ambiental e compreender as necessidades de bem-estar de cada animal vai além dos órgãos responsáveis. É preciso que a comunidade se junte ao combate dos maus-tratos. Para o professor do curso de Medicina Veterinária, Luis Rangrab, ainda há um conjunto de desinformações sobre o assunto e o workshop vai ao encontro de esclarecimentos. “O formato do evento permite um ganho muito significativo para o aprendizado e ajuda explicar quais as funções desses órgãos responsáveis para a preservação animal”, acrescenta.

*Estagiária, sob a supervisão de Greici Audibert.
Workshop em defesa da fauna
Medicina veterinaria
Biologia