Unochapecó recebe Encontro Estadual de Incubadoras de Cooperativas Populares

Texto Ícaro Colella*

Para inovar e criar algo é necessário conhecer o que está sendo produzido em outros lugares. Promover a troca de experiências e ideias é essencial para manutenção de projetos que envolvem a área de inovação. A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Unochapecó (ITCP), busca sempre criar espaços de discussões nas temáticas de inovação social para alcançar esse objetivo. Entre os dias 23 e 24 de agosto, será realizado o 'Seminário Estadual da Rede Catarinense de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares (ITCPs) Universitárias'.

Além da Incubadora da Uno, irão participar do evento mais cinco instituições de diversos lugares do estado: a Univalli do Vale do Itajaí, a Uniplac de Lages, a Unesc de Criciúma, o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) de Gaspar e a FURB de Blumenau.

A programação do evento conta com palestras e rodas de conversa sobre 'Economia Solidária e os desafios das Instituições de Ensino Superior (IES) de SC' e 'Situações das Incubadoras/Núcleos Ecosol e as IES em Santa Catarina'. O objetivo é trazer a tona os desafios que as incubadoras enfrentam e como as instituições de ensino tem realizado seus trabalhos, apesar das adversidades. No segundo dia de evento, será tratado sobre o enfrentamento dos desafios e perspectivas para estudantes e docentes, seguido por uma palestra sobre o fortalecimento da economia solidária.

Para a assistente social da ITCP, Fabiane Roman, o encontro das ITCPs Universitárias será um momento importante para conhecer diferentes realidades e possibilidades, bem como propiciar a troca de ideias, de informações e projetos entre as incubadoras. ''O evento será de grande relevância para fortalecer os vínculos e aprofundar estudos nas temáticas atuais pertinentes, em especial a economia solidária".

*Estagiário sob supervisão de Gabriel Kreutz

Itcp