Minha Uno
Menu Busca

Unochapecó recebe II Seminário Estadual sobre Assistência Social

Profissão

Texto Ícaro Colella*

 

O assistente social é um profissional que luta por melhores condições de vida, saúde e trabalho na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. E hoje (15/05), data em que é celebrado o dia deles, a Unochapecó recebe o II Seminário Estadual de Gestão do Trabalho e Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social (Suas/SC) da região Oeste. A programação do evento, iniciou hoje pela manhã e se estende até quinta-feira (16/05), no Salão Nobre.

A ação é promovida pela Secretaria Estadual de Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST/SC), por meio da Gerência da Gestão do Trabalho (Getse), juntamente com o Núcleo de Educação Permanente do Suas (Nuep/Suas/SC), do qual a Unochapecó faz parte. O evento tem como objetivo debater com os profissionais da região oeste vinculados à Assistência Social  (trabalhadores, gestores, conselheiros municipais entre outros), temáticas relacionadas ao trabalho, visando a valorização do trabalhador, dos usuários, a qualificação dos serviços ofertados e a troca de experiência relativa à implantação de Núcleos Municipais /Regionais de Educação Permanente no Suas

Segundo a professora do curso de Serviço Social e do mestrado em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais da Unochapecó, Dunia Comerlatto, representante da Unochapecó no Nuep/Suas/SC, é importante oportunizar o debate de temas significativos relacionado a gestão do trabalho no Suas: as estruturas, desafios e diretrizes, as proteções sociais, a vigilância socioassistencial, a ética os desafios da interdisciplinaridade e intersetorialidade na política da assistência social. A professora reforça que a Assistência Social como área de política pública é dever do estado e direito do cidadão.

A psicóloga e gerente da gestão do Suas, Jadna Mendes, da SST/SC, explica que com a realização de uma pesquisa nos 295 municípios catarinenses, foi percebido o desconhecimento sobre a atuação da assistência social, e elencado a necessidade de levar ao conhecimento do público essas questões. "Desenvolvemos esses trabalhos para fortalecer a importância da educação permanente, que além de trazer capacitação, formação e informação, carrega a valorização do assistente social para construção de uma sociedade digna", finaliza.

Programação

O evento conta com palestras, momentos culturais e mesas de debate. Durante os dois dias são realizadas três mesas de discussões. A primeira e a segunda mesa ocorreram hoje com as temáticas de gestão do trabalho no âmbito do Suas e a ética na política de assistência social.

O foco de debate na quinta será educação. A mesa três ressaltará, no período da manhã, o Núcleo de Educação Permanente em âmbito estadual, suas instituições e o funcionamento das mesmas. Na parte da tarde, a mesa trará a questão de gestão do trabalho e educação permanente do Suas em Santa Catarina.

 

*Estagiário sob supervisão de Gabriel Kreutz

COMPARTILHE
TAGS
Sistema Único de assistência social
Serviço social
Seminário estadual de gestão do trabalho e educação permanente
Assistência social

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image