Unochapecó recebe o selo de signatária da ODS pelo quarto ano consecutivo

Texto Ionara Virmes*

Objetivando construir e implementar políticas públicas, que visam desenvolver a humanidade de modo sustentável, a Organização das Nações Unidas (ONU) desenvolveu 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para implementá-las até 2030. E desde 2018, a Unochapecó está ligada ao movimento, desenvolvendo ações que contribuem para atingir a meta estabelecida.

Pelo quarto ano consecutivo, a Instituição recebeu o selo de signatária 2022 do Movimento Nacional ODS Santa Catarina, que representa a dedicação da Universidade em cumprir todos seus deveres como signatária. Além deste, a Instituição também recebeu um certificado de avaliação do desempenho e engajamento da Universidade com o Movimento, atingindo estrelas máximas neste quesito. Para a coordenadora da Comissão, Fabiane Roman, receber o selo reafirma o compromisso com o desenvolvimento local e regional, remetendo à sua missão como Universidade Comunitária.

"Nossos compromissos como signatária foram atendidos na totalidade e a Unochapecó foi além, pois a sua aproximação com a sociedade tem sido cada vez mais importante. No ensino, por exemplo, a Aprendizagem Baseada em Experiência (ABEx) promovem o contato ainda mais próximo com a sociedade, propiciando o envolvimento dos estudantes com problemas reais. Tal aproximação, sem sombra de dúvidas, contribui para a formação dos estudantes, assim como, com propostas de soluções para a comunidade. Na extensão, não é diferente, a sua curricularização também contribui para aproximar o estudante de questões sociais", pontua.

Para contribuir com os trabalhos do Movimento ODS na Unochapecó, uma comissão foi constituída, esta responsável pela implementação dos trabalhos na Universidade, especialmente na divulgação, na disseminação, no fortalecimento, na valorização e no engajamento da comunidade acadêmica (docente, técnica e estudantes) para que contribuam com o alcance dos ODS.

"É sempre importante lembrar que, mesmo as pequenas ações que realizamos no nosso dia-a-dia, podem contribuir para que o nosso mundo seja um lugar melhor para se viver. O que queremos é um mundo que consiga alcançar os pilares da sustentabilidade: socialmente justo, economicamente viável, ecologicamente correto e culturalmente diverso. E para 2022,  pretendemos dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos, aproximando essa discussão sobre o Movimento ODS ainda mais do ensino, da pesquisa e da extensão. O fortalecimento dos ODS nos programas Stricto Sensu é um exemplo disso, uma vez que já há um grupo de professores que discute e fomenta o seu engajamento", sublinha

O Movimento está presente nas redes sociais, divulgando as ações promovidas na Instituição e gerando conhecimento sustentável. Para saber mais, interagir e  sugerir conteúdos, acompanhe o Instagram e Facebook da Comissão!

*Estagiária sob supervisão de Christiane Lise

Sustentavel