Unochapecó recebe sessão do Tribunal do Júri

Profissão

Oferecer aos acadêmicos o acesso às práticas profissionais desde o início do curso é um dos diferenciais da Graduação na Unochapecó. Durante toda a formação, os alunos podem conhecer o mercado de trabalho e as múltiplas carreiras possíveis, ingressando na nova profissão mais preparados para lidar com seus desafios.

No curso de Direito, os estudantes têm contato com situações reais da advocacia, seja por meio dos laboratórios internos ou das parcerias que o curso estabelece com importantes instituições. A Unochapecó, o curso de Direito e o Tribunal de Justiça, em parceria inédita, realizam nesta sexta-feira (10) uma sessão do júri popular da 1ª Vara Criminal da Comarca de Chapecó.

O deslocamento da sessão do júri para o Salão Nobre da Unochapecó se dá pela parceria entre o curso de Direito e o juízo. De acordo com o coordenador do curso de Direito, professor José Jacir Victovoski, o curso prima pela efetiva integração entre teoria e prática, para que o estudante, ao concluir a graduação, esteja preparado para atuar nas mais diversas carreiras jurídicas, de acordo com sua escolha.

“Sem dúvida o curso possui hoje uma das maiores estruturas de estágios do Estado e do País, com turmas no PROCON, Juizados Especiais Cíveis, Mediação Familiar judicial e extrajudicial, Escritório Sócio Jurídico, Defensoria Pública, Penitenciária Agrícola, Presídio Regional e escritórios de advocacia. Além dos estágios obrigatórios, constantemente são realizadas atividades práticas, a exemplo de oficinas de peticionamento, audiências simuladas, júris simulados e júris reais, a exemplo do júri que vai acontecer no dia 10 de junho no Salão Nobre da Unochapecó, em parceria com a 1º Vara Criminal da Comarca. Trata-se de um momento único para os estudantes do Curso de Direito e que certamente resultará em muito aprendizado e crescimento”, afirma o professor.

Atuação

Presente na tribuna da defesa, o professor Vilmar Araújo esclarece que os acadêmicos poderão acompanhar um julgamento. “Os estudantes terão a oportunidade de acompanhar e observar todos os procedimentos do julgamento pelo Tribunal do Júri, bem como as teses defensivas e também as teses apresentadas pelo Ministério Público. Então, o objetivo desse julgamento na Universidade é justamente possibilitar aos estudantes do curso uma experiência prática da vida acadêmica com o julgamento de um crime contra a vida ocorrido na Comarca de Chapecó”, diz.

O tribunal do júri será presidido pelo meritíssimo juiz Jefferson Vieira, tendo o Ministério Público na acusação, enquanto os professores Cássio Marocco e Vilmar Araújo atuarão na defesa. A sessão será aberta ao público acadêmico e externo. O corpo de jurados, que já foi sorteado pela 1ª Vara, tem 25 convocados, dos quais sete serão sorteados para o júri popular.

O julgamento contará com oitiva de testemunhas e interrogatório do réu. Na sequência, o Ministério Público fará a acusação, seguido pela defesa, que poderão reutilizar as palavras por mais um período. Ao final das sustentações orais, os sete jurados realizarão o julgamento final, em sala secreta, e após o juiz proferirá a sentença, encerrando os trabalhos.

O caso em questão, de acordo com o professor Cássio Marocco, se deu em 2015. “A sessão tratará de um crime de homicídio e tentativa de homicídio, ambos duplamente qualificados, combinados com porte ilegal de arma de fogo. Cinco anos depois, o processo foi instruído, testemunhas foram inquiridas e reinquiridas, e no dia 10 o Tribunal Popular proferirá a sentença. O réu responde em liberdade e, independentemente da decisão, recorrerá em liberdade, pois a sentença é passível de recurso”, explica.