Minha Uno
Menu Busca

Unochapecó recebe workshop internacional de pesquisa avançada

Educação

Texto Juliane Bee*

 

No fim do mês de novembro, o governo do Reino Unido autorizou a realização de um workshop internacional de intercâmbio e pesquisa avançada na Unochapecó. O evento acontece em abril de 2018, com a temática 'Governança e Papel dos Atores no Desenvolvimento Sustentável na Articulação Global-Local'. Durante uma semana, 30 professores-doutores e pesquisadores, britânicos e brasileiros, participarão de debates sobre a região Oeste catarinense e suas peculiaridades.

 O encontro acontece graças a um projeto bilateral submetido a um edital internacional do Grupo de Estudos e Pesquisa 'Relações Internacionais, Direito e Poder’ da Unochapecó, em conjunto com pesquisadores da Universidade de Coventry, da Inglaterra. Após concorrer com propostas de outros países e passar por sucessivas etapas ao longo desse ano, o projeto obteve a aprovação do governo britânico, que também vai custear integralmente os gastos do evento. 

Conforme o reitor da Unochapecó, professor Cláudio Jacoski, a parceria é importante não somente para a Universidade, mas para o país. Já que o evento confirma a efetividade das ações de internacionalização realizadas pela Universidade, fortalecendo ainda mais sua relação com o mundo. "Os docentes da nossa Instituição se dedicaram a esse projeto que, com certeza, é um marco para o desenvolvimento de eventos internacionais na Universidade", comenta.  

A proposta inicial nasceu do trabalho em conjunto do professor da Unochapecó, Giovanni Olsson, em parceria com o professor da Universidade de Coventry, na Inglaterra, Neil Renwick. Ambos são membros do Comitê de Pesquisa em Relações Globais-Locais da Associação Internacional de Ciência Política. Ao lado de pesquisadores de outros 28 países, os professores estudam os atores contemporâneos e seus impactos no desenvolvimento, governo e integração no âmbito do BRIC's, grupo político de cooperação formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.


Glocalização

A região de Chapecó foi escolhida para sediar o workshop pelo seu potencial para pesquisa e promoção do desenvolvimento. Segundo o professor do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais da Unochapecó, Claudio Machado Maia, o objetivo do evento é analisar o papel dos atores tradicionais e emergentes no desenvolvimento sustentável no fenômeno da glocalização, ou seja, a presença do local na produção de uma cultura global. "Será discutido sobre as relações globais-locais no Oeste catarinense, como o cooperativismo, a agricultura familiar e parque tecnológico", comenta.

 

Preparativos

O evento contará com a integração de pesquisadores e a produção de pesquisa avançada e, por este motivo, o workshop será inteiramente conduzido em inglês, assim como os artigos selecionados para a publicação no Reino Unido. O encontro terá sessões públicas, mistas de pesquisa e restritas de intercâmbio em rede. Também estão programadas atividades a campo, através de parceiros públicos e privados. O professor Giovanni Olsson destaca a importância histórica e estratégica do evento para a Unochapecó e região. “Teremos em Chapecó os maiores especialistas britânicos e brasileiros estudando e contribuindo para o desenvolvimento sustentável integrado em todas as suas dimensões, social, econômica, ambiental e político-institucional. É uma oportunidade inédita para a Universidade associar-se com a sociedade civil e os poderes constituídos para o protagonismo da Agenda 2030 da ONU”.

Por colocar a cidade no centro de importantes debates, além da Unochapecó, o projeto contou com o apoio formal de várias entidades publicas e da sociedade civil, como a Prefeitura de Chapecó, o Conselho Empresarial e a Agência de Desenvolvimento Regional do Governo do Estado de Santa Catarina.

 


*Estagiária, sob a supervisão de Greici Audibert.
COMPARTILHE
TAGS
Workshop
Reino unido
Interncacionalizacao
2018

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image