Unochapecó sedia Clínica de Futsal Feminino com a presença da Seleção Brasileira

Texto Ícaro Colella*

A Unochapecó tem mais de 15 parcerias com associações esportivas e é uma Instituição apoiadora de diversos esportes, em várias modalidades. A fim de promover a capacitação de quem já atua ou pretende trabalhar na área esportiva, a Universidade sedia, de quinta-feira (23/05) a domingo (26/05), a 5ª Clínica de Futsal Feminino do país. O evento vai contar com a presença da Seleção Brasileira de Futsal Feminino e oferecerá aos acadêmicos, técnicos e pessoas apaixonadas por esporte, a oportunidade de compreender novas metodologias esportivas e vivenciar tanto a teoria, nas palestras, quanto o quesito prático, com a observação dos jogos da Seleção e a atuação da comissão técnica. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através da página disponibilizada pela Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS), mas as vagas são limitadas.

Pela primeira vez, a Confederação Brasileira de Futsal Feminino será recebida pela Unochapecó para treinar no Ginásio da Universidade durante quatro dias. O evento é organizado pelo Núcleo de Desporto Universitário da Unochapecó (NDU), em parceria com o curso de Educação Física, e veio para Chapecó por intermédio do treinador da Female Futsal, Eder Popiolski. A Clínica tem o intuito de oferecer cursos, palestras e oficinas para o público em geral, especialmente aos que atuam nas áreas de Educação Física e Fisioterapia. São cursos de capacitação com os profissionais que trabalham com a Seleção, além de uma oportunidade para interagir com o treinador, as atletas e os preparadores físicos da equipe. Após o período de treinos na Uno, a Seleção segue para a disputa do 1º Grand Prix de Futsal Feminino, que acontece de 30 de maio a 02 de junho, em Xanxerê.

Segundo o coordenador do NDU e professor do curso de Educação Física, Felipe Corbellini, a Clínica é um momento ímpar para vários profissionais e estudantes. "A primeira Clínica no Sul do Brasil oferece treinamento para as jogadoras. Já para os participantes, é uma chance única de estarem próximos das melhores atletas do mundo e de profissionais extremamente renomados", comenta.

As palestras serão ministradas pela comissão técnica da Seleção Brasileira Feminina Adulta e abordarão temas a respeito do treinamento de atletas, prevenção de lesões, planejamento e gestão de projetos esportivos. A abertura do evento e as atividades acontecerão no Salão de Atos da Unochapecó. Os participantes irão receber orientações e mais informações das atividades por e-mail.

*Estagiário, sob supervisão de Gabriel Kreutz

Treinamento