Unochapecó seleciona empresas para ocupação do Parque Chapecó@

Inovação

Texto Jessica De Marco*

O sonho de colocar em prática o Parque Científico e Tecnológico Chapecó@ está prestes a se tornar realidade. Com a entrega do Prédio 01 do Centro de Inovação Tecnológica de Chapecó - Prefeito Ledônio Faustino Migliorini agendada para amanhã (11/12), é hora de dar vida ao local. Para isso, estão abertos os editais para seleção de empresas com propostas inovadoras, além de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Isso significa que Chapecó e região estão rumo a um novo capítulo da sua história, com foco em um futuro promissor e no desenvolvimento de soluções para os problemas que a comunidade tanto precisa.

“Representa mais um passo na consolidação de um ecossistema de inovação que vem sendo planejado há alguns anos. Com o início das operações, será mais fácil para alguns setores e pessoas entenderem a estratégia que está por trás deste importante mecanismo de desenvolvimento econômico e social para nossa cidade e região”, comenta o reitor da Unochapecó, professor Claudio Jacoski.

O Chapecó@, idealizado em parceria entre a Unochapecó, o setor empresarial e o poder público, nasce com a missão de potencializar o crescimento econômico, produzir e disseminar conhecimento, agregar valor à produção local e qualificar a mão de obra. Além disso, conforme o diretor da Agência de Gestão da Inovação da Unochapecó, professor Rodrigo Barichello, trata-se de um importante mecanismo de articulação e interação com a sociedade no que diz respeito ao desenvolvimento da região por meio da inovação, do empreendedorismo, da tecnologia e da criatividade. “Ter esse espaço contribuirá para o desenvolvimento da região, por meio de parcerias envolvendo o poder público, a iniciativa privada e as universidades. Também permite criar um ambiente de alta qualidade para as atividades de pesquisa, desenvolvimento e trabalho”, acrescenta.

Seleção das empresas

O ingresso das empresas no espaço se dará por meio de Editais de Fluxo Contínuo, que tem por objetivo selecionar propostas com projetos inovadores de alto impacto para o negócio e crescimento da empresa, além de Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I),  que visem instalar a equipe nas dependências do prédio.

Conforme o professor Rodrigo, para as empresas, estarem alocadas em um habitat de inovação, faz toda a diferença. “É um ambiente propício para que inovações ocorram, pois são locais de compartilhamento de conhecimento e experiências criativas, estimulando networking e parcerias entre os envolvidos. Com isso, ajuda a minimizar os riscos e a maximizar ou acelerar os resultados associados aos negócios, pesquisas ali desenvolvidos”.

De acordo com o reitor, a partir de agora, toda a estrutura da Rede de Inovação estará presente junto ao Parque Chapecó@, para dar as condições necessárias para que novas empresas sejam criadas, e para que novos produtos e negócios sejam desenvolvidos. “A interação da tríplice hélice, que é o modelo aplicado no Chapecó@, agora tem um local físico para se desenvolver, e isso é muito importante”.

A expectativa de início das atividades é para o fim de fevereiro de 2021, quando as empresas que forem selecionadas estarão dando início às suas atividades no Centro de Inovação. “No início era apenas um sonho, agora, temos a materialidade de um projeto que fará o diferencial da nossa região. Estamos muito felizes pois sabemos o resultado que poderemos ter no futuro para o desenvolvimento de nossa região”, completa o reitor.

Em Chapecó, a construção do prédio do Centro de Inovação Tecnológica iniciou ainda em 2014, e desde lá muitos foram os desafios para que a obra fosse finalizada. A edificação, situada na grande Efapi, foi construída em um terreno doado à prefeitura de Chapecó pela mantenedora da Unochapecó, a Fundeste. São parceiros do projeto a Unochapecó, Fundação Universitária de Desenvolvimento do Oeste (Fundeste), Prefeitura de Chapecó, Acic e o Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável.

*Jornalista - Diretoria de Marketing e Estratégia de Marca Unochapecó

Parque cientifico e tecnologico