Unochapecó: Uma empresa solidária

Texto Andressa Pomagerski*

Junho é sempre lembrado pelas tradicionais Festas Juninas, a segunda maior festividade do país. Mas este mês também é marcado por uma importante campanha, a do Junho Vermelho. Ela aconteceu durante todo o mês e buscou mostrar para a população a importância de ser um doador. Em sua segunda edição na cidade de Chapecó, a campanha foi idealizada pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (Acic), em conjunto com o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc). A Unochapecó foi parceira da ação.

Segundo a diretora de Desenvolvimento Humano da Universidade, Aline Denchinski, o Hemosc entrou em contato com a Instituição, informando a possibilidade de se cadastrar como empresa solidária e incentivar a doação de sangue entre seus colaboradores. "Em parceria com o Hemosc foram estabelecidas três datas para doação, nos dias 3, 5 e 7/07, que disponibilizou o transporte dos doadores. O agendamento foi realizado pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt)."

Aline explica ainda que essa iniciativa é muito importante, já que a doação de sangue ajuda a salvar muitas vidas, além de compartilhar esperanças e o desejo de fazer o bem para o outro. "Isso vem ao encontro com o propósito da Unochapecó, que é uma universidade comunitária e tem a missão de contribuir com a nossa comunidade", assegura a diretora. A campanha estimulou 30 funcionários da Instituição a se tornarem doadores.

selo

Para a assistente social do Hemosc, Eliane Rebick, a campanha movimentou a sociedade, trouxe novos doadores e resgatou os antigos que por diversas razões estavam afastados da ação. "Além de fazer com que o nome das instituições seja lembrado, estabelecer parcerias torna o projeto maior e o faz alcançar mais pessoas."

Selo Solidário

Além de ajudar a salvar vidas, as empresas que aderiram a campanha ganharam um Selo de Empresa Solidária. Com validade de um ano, o selo é virtual e pode ser usado em documentos impressos ou eletrônicos. Ele vem para assegurar o papel social das empresas, demonstrando seu comprometimento com a comunidade.

*Estagiária, sob orientação de Greici Audibert
Junha vermelho