Unochapecó vai realizar diagnóstico do setor imobiliário

Texto Willian Alves*

Na última quarta-feira (01/02) a Unochapecó recebeu o presidente do Sindicato da Habitação do Oeste (Secovi Oeste), o empresário Ricardo Lunardi. O objetivo da reunião foi a assinatura de um contrato de prestação de serviços, em que a Universidade, através do curso de Ciências Econômicas, realizará o diagnóstico do setor imobiliário do município de Chapecó.

Lunardi explica que o desenvolvimento desse levantamento é muito importante, pois atende uma necessidade dos associados do Secovi, que poderão utilizar a pesquisa como referência nas negociações. “Através desses dados, os nossos associados poderão avaliar se os valores dos imóveis estão dentro da média, de acordo com as diversas zonas fiscais do município. Isso facilita, agiliza e tornam mais seguras as negociações”, complementa.

O estudo e mapeamento do setor imobiliário serão criados através do curso de Ciências Econômicas. O vice-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da Unochapecó, professor Márcio da Paixão Rodrigues, ressalta a importância dessa parceria para a Universidade. “Esse estreitamento das relações é muito importante, porque a Universidade só tem a ganhar com isso. É um aprendizado para Instituição e também para o Secovi, porque a gente acaba transferindo um conhecimento que vai melhorar cada vez mais os diagnósticos e os processos relacionados ao setor imobiliário”, aponta.

Para Lunardi, o estudo é uma inovação no setor imobiliário, já que ainda não existe um diagnóstico com base técnica e científica realizado nessa área em Chapecó. “Mais à frente, esses dados servirão de base para tratar com mais propriedade assuntos como reajuste no IPTU, valor venal de imóveis e planta de valores do município”, complementa. A pesquisa será feita entre os meses de março e maio desse ano.

*Estagiário, sob orientação de Greici Audibert
Secovi