Vestibular Unochapecó: mais de 35 cursos com inscrições abertas

Texto Andressa Pomagerski*

Estão abertas as inscrições para o vestibular da Unochapecó. Mais de 35 cursos são ofertados entre o campus de Chapecó e São Lourenço do Oeste. As inscrições acontecem até dia 13 de outubro e podem ser feitas pelo site da Instituição. A prova ocorre no dia 19 de novembro, através da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe). A Unochapecó é a universidade com o maior número de cursos disponíveis na região para o vestibular de verão de 2018.

Neste momento de tantas dúvidas e inseguranças para os jovens, é importante refletir sobre as escolhas e se certificar que o curso e a instituição escolhidos são bem conceituados. A Unochapecó foi avaliada pelo Ministério da Educação como uma das melhores Universidade do Brasil. Além de possuir a maior área construída da região, conta com uma estrutura de mais de 143 laboratórios para auxiliar nas atividades de sala de aula.

Segundo a vice-reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade, professora Silvana Muraro Wildner, nos 47 anos de existência, a Instituição já formou mais de 33 mil profissionais e não para de se surpreender com o alcance e a importância que muitos egressos conquistaram país a fora. "Aqueles que optam pela Unochapecó podem ter a certeza de que escolheram uma Universidade que forma não apenas profissionais qualificados e inovadores, mas também cidadãos responsáveis, éticos, críticos e que fazem a diferença, não só no mundo do trabalho, mas na sociedade."

A Universidade oferece ainda a possibilidade dos candidatos conhecerem o curso desejado antes de efetuar a inscrição no vestibular, através do Acesso Uno. Para agendar uma visita e esclarecer todas as possíveis dúvidas, basta ligar para o telefone (49) 3321-8000.

vestibular

Inscrições

Os primeiros passos podem ser feitos através do site da Unochapecó. Basta escolher o curso de interesse e se inscrever. O estudante será direcionado automaticamente para o site da Acafe, onde deve concluir o processo. O custo é de R$ 90, e a inscrição será efetivada após o pagamento.

A Instituição oferece mais de duas mil vagas entre os cursos de Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Ciências da Computação, Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura), Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Design de Moda, Design (Games, Produto e Visual), Direito (Matutino e Noturno), Educação Física (Bacharelado e Licenciatura), Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Gastronomia, Jornalismo, Letras - Língua Portuguesa e Inglesa, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Produção Audiovisual, Psicologia, Publicidade e Propaganda e Sistemas de Informação.

A partir do dia 6 de novembro, os candidatos recebem a confirmação do local da prova. Ela será aplicada no dia 19 de novembro e é importante que os estudantes cheguem antes das 13h, pois esse será o horário de fechamento dos portões. O resultado será divulgado no dia 6 de dezembro, no site da Acafe.

Auxílios ao estudante

A Unochapecó, por ser comunitária, não tem vínculo com o Sistema de Seleção Unificado (Sisu), nem com o Programa Universidade para Todos (ProUni). O Sisu é um programa do Ministério da Educação por meio do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem. Já o ProUNi concede bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas.

No entanto, depois de matriculados, os acadêmicos da Unochapecó podem concorrer às bolsas de estudo oferecidas pela Instituição. Os percentuais variam de 25 a 100% do valor da mensalidade. Além disso, os estudantes podem financiar a graduação tanto pelo Programa de Financiamento Estudantil (Fies) quanto pelo Crédito Estudantil (CrediES), oferecido pela Fundacred.

Retorno para a comunidade

Lembrando que uma instituição comunitária, mesmo cobrando mensalidade, não tem fins lucrativos. Todo orçamento é aplicado para a melhoria do ensino e do local onde ela se encontra. A Unochapecó, por exemplo, possui mais de 60 projetos de extensão permanentes que, ao longo dos anos, contribuem para o desenvolvimento cultural e social da região.

*Estagiária, sob orientação de Greici Audibert
Sisu