Viagem aproxima estudantes de Ciências Contábeis

Texto Tayvon Bet*

Uma turma dividida em cinco grupos. Pouco contato entre os estudantes.  Do outro lado, uma professora muito preocupada com o andamento das aulas devido a pouca interação entre os grupos da turma. Os cinco grupos precisavam de uma união para um maior aproveitamento da turma e melhor rendimento das aulas. Há quem diga que essa divisão e pouco contato era resultado dessa nova geração, questão de afinidade ou timidez.

Então, o curso de Ciências Contábeis da Unochapecó resolveu tomar uma atitude para que essa separação se tornasse passado e usou dos princípios da matéria de Desenvolvimento de Atividade Comportamental (DAC), que já fazia parte da grade curricular do curso, para realizar uma viagem.

A primeira DAC ocorreu entre os dias 25 e 27 de outubro. A turma visitou Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul, onde realizou atividades ao ar livre. Todos tiveram a oportunidade e iniciativa de interagir com colegas dos grupos diferentes e conhecer um pouco mais sobre o outro.

A coordenadora do curso de Ciências Contábeis, professora Daniela Di Domenico, conta que o resultado da viagem foi imediato. “Quando eu cheguei, no final do primeiro dia de atividades, percebi que todos estavam conversando”, comenta. Um dos motivos de maior alegria foi a socialização da turma com o colega Darlan, que é surdo. Seu intérprete Matheus Horn diz que tudo mudou após a viagem. “Antes da DAC, somente alguns estudantes conversavam com ele e interagiam em sala, agora, todos os alunos conversam, querem saber como ele está e convidam para sair depois das aulas", relata.

Daniela afirma que são iniciativas como essa que formam profissionais mais qualificados e humanos para o mercado de trabalho. "A necessidade de unir a turma é fruto do novo perfil dos estudantes, mais conectados no quesito online e tão offlines no quesito vida real e social", conclui. A intenção agora é enraizar a DAC para que outros estudantes sejam transformados pelo projeto.

*Estagiário da Acin Jornalismo, sob supervisão de Eliane Taffarel
União