Vida Empresarial - Histórias de superação, resiliência e aprendizado

Mercado

Entender tendências, planejar e projetar cenários. Esses são aspectos corriqueiros aos empresários para manterem os negócios competitivos. Porém, desde março do ano passado, com a pandemia, essa realidade mudou: ficou mais difícil planejar, pois o cenário muda constantemente, assim como as tendências. A avaliação é do empreendedor Clóvis Spohr (Dimensão Construtora), que relatou as ações da empresa para superar a crise provocada pela pandemia, nesta semana, no Programa Vida Empresarial.

A edição deste ano, promovida pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e pela Unochapecó, foi renovada e trouxe a trajetória de quatro empresários. Além de Spohr, participaram Flávio Pasquali, Gilson Vivian e Josias Antônio Mascarello. Eles relataram suas experiências no painel “Travessia, superação e inovação”. A mediação foi da jornalista e economista do Grupo NSC, Estela Benetti.

O evento foi híbrido, com um pequeno público no Salão Nobre da Unochapecó, e com transmissão on-line, que está disponível no canal do YouTube da ACIC. Neste ano, fez parte da programação da Semana Integrada de Gestão e Negócios 2021 da Unochapecó, que acontece no formado on-line até esta sexta-feira (24), com transmissão pelo YouTube da Escola de Gestão e Negócios.

Sobre o Programa

O Vida Empresarial foi criado pela ACIC em 1991 para valorizar a trajetória, as vitórias e as conquistas dos empresários e das empresas que contribuíram para o desenvolvimento de Chapecó e da região oeste de Santa Catarina. Os protagonistas deste programa foram, via de regra, os escolhidos no processo de eleição do Empresário do Ano, a quem a ACIC anualmente outorgou o troféu Nelson Galina.

O reitor da Unochapecó ressaltou a importância da parceria entre Uno e ACIC

De acordo com o presidente da Fundeste, Vincenzo Mastrogiacomo, a universidade é um dos pontos de partida para a criação dos empresários, ao transferir conhecimento. “Os empreendedores que participaram do evento fizeram o processo de continuidade, de colocar sua capacidade para o desenvolvimento da comunidade”. O presidente da ACIC, Nelson Eiji Akimoto, ressaltou que a iniciativa tem se mostrado uma fonte de inspiração para futuros empreendedores. “Em nossa trajetória temos contato com muitos conhecimentos e, ao ouvir histórias de sucesso, somos motivados a buscar crescimento”.

Para o reitor da Unochapecó, Claudio Jacoski, os relatos mostraram a necessidade de adaptação. “O programa exemplifica para os estudantes os desafios do mundo do trabalho e os inspiram a serem pessoas melhores”, conclui.

A ACIC e a Unochapecó preparam a edição de um livro com o registro de todos os empresários participantes do Programa Vida Empresarial com o intuito de eternizar esses relatos como relevantes contribuições à história recente de Chapecó. Essa obra será lançada em novembro, na solenidade presencial de eleição do Empresário do Ano 2021.

*Com informações da MB Comunicação

Vida empresarial