Vida nas quadras, o saque certeiro de Lara Vidal

Esporte

O voleibol sempre esteve no sangue de Lara Fernanda da Silva Vidal, atleta da equipe feminina da Associação Chapecoense de Voleibol (ACV). “Eu comecei a jogar por influência dos meus pais, principalmente da minha mãe, que era atleta de voleibol. Desde criança eu estava na quadra com ela assistindo aos jogos, sempre gostei muito do esporte”. Iniciando nas competições esportivas aos 15 anos em Brasília (DF), a atleta, hoje com 19, é um dos principais reforços da equipe chapecoense.

O gosto pelo esporte, aliado à dedicação e disciplina, fez com que os primeiros resultados chegassem. “Nos times em que joguei em Brasília, sempre conseguíamos resultados bons nos campeonatos que disputávamos, mas nunca ganhávamos. De conquistas eu tenho um Brasileiro Juvenil em 2014, um vice em um campeonato estadual em São Paulo e, em 2016, meu primeiro ano jogando por Chapecó, ganhamos os Jogos Universitários Catarinenses (Jucs)”.

Com o voleibol de quadra, uma das lições de Lara foi aprender a conviver em grupo e a ter respeito pelos companheiros de quadra. “Aprendi a ter muita disciplina, principalmente por saber que você não pode viver como as outras pessoas, pois meu treino pode ser prejudicado”. Segundo a atleta, toda a saga dela no esporte pode ser definida como superação. “Já passei por muitas coisas, como cirurgia no joelho e torção do tornozelo. Todo atleta está sujeito a isso, por isso é preciso estar sempre se superando”, sublinha.

Mais do que se dedicar, Lara é um exemplo de quem vive o esporte o tempo todo, até na hora de estudar. "Como o voleibol é minha profissão, praticamente o meu dia inteiro é dedicado a isso, desde a alimentação até a hora que eu estou dormindo, que é para poder jogar no outro dia. O único momento que eu me desvinculo do voleibol é quando estou na Unochapecó, quando eu vou estudar Educação Física”. A atleta destaca o apoio da Universidade para o esporte como essencial. “A oportunidade de estudar é como se fosse um prêmio, pois eu já estou trabalhando e fazendo o que eu gosto”, ressalta. Enquanto ela representa as cores de Chapecó no voleibol, também está estudando para continuar contribuindo com o esporte.

Voleibol
Unoolimpica