Visita à Index Denim aproxima alunos de Moda à realidade industrial

Texto Mirella Schuch*

O processo de produção de peças jeans envolve diferentes etapas até chegar às lojas. Com o intuito de conhecer a construção fabril destas peças, o curso de Moda da Unochapecó promoveu uma visita técnica na terça-feira (23/04) à Index Denim, localizada em Erechim, no Rio Grande do Sul.

Estudantes do 1º, 3º e 5º períodos do curso tiveram a oportunidade de visitar todos os setores de produção da empresa. Recepção do tecido, molde, corte e costura, lavagem, tingimentos e acabamentos foram algumas das etapas apresentadas. Também, puderam conhecer a aplicação de etiquetas e tags informativas, bem como o processo de embalagem dos produtos.

Segundo o coordenador do curso e organizador da visita, o professor Fabio Vieira, a escolha por visitar a Index Denim foi pensada por conta da atenção que ela tem em relação a confecção das peças. Pesquisas de mercado são feitas antes do lançamento dos produtos no mercado, pois a empresa produz peças específicas para biotipos de públicos de diferentes regiões. Além disso, Fabio ressalta que a empresa é exemplo em transparência e sustentabilidade.

"Me impressionou o cuidado que eles têm para reutilizar a água que é gasta na hora do tingimento. Toda água usada passa por um processo de filtragem, até voltar ao ponto de ser água potável. Depois desta visita posso dizer que preciso valorizar muito cada peça, pois por trás de um simples jeans existe muito trabalho para que ele esteja em minhas mãos", conta o estudante do 1º período, Deivid de Oliveira.

O professor Fabio afirma que através da visita os acadêmicos visualizaram na prática os aprendizados construídos em sala de aula. "Essa é uma experiência bacana para o estudante entender que ele aprende na teoria que existe a pesquisa de tendências e a aplicação do produto para um público alvo. E na prática ele vê como isso funciona", comenta.

A estudante do 3º período, Gabriela Canizares, diz que a visita agregou novos conhecimentos para sua formação, bem como transformou sua visão acerca do mercado da moda. "Ver o que estamos aprendendo sendo aplicado na prática faz todo o sentido e nos motiva. Após ver quantos processos as peças passam até ser embaladas e prontas para ser comercializadas, valorizamos o processo", salienta.

A visita transformou o olhar dos alunos em relação a construção fabril e os elementos envolvidos nas produções. "Aproximar nossos alunos da realidade industrial faz com que percebam a importância dos componentes curriculares para sua formação, pois um produto passa por diversos processos e setores. Além disso, percebem a quantidade de pessoas envolvidas na produção de peças jeans", conclui o professor Fabio Vieira.

*Estagiária da Acin Jornalismo, sob supervisão de Eliane Taffarel

viagem