Minha Uno
Menu Busca

Visitantes conhecem os projetos de engenharia desenvolvidos na Uno

Cultura

Texto Tuanny de Paula*

 

Dando continuidade às atividades apresentadas na Efapi, a Unochapecó realizou nesta segunda-feira (09/10) o dia da Engenharia e Inovação. Na ocasião, alunos e professores dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Ciência da Computação e Sistemas de Informação mostraram aos visitantes os diversos projetos desenvolvidos dentro da Universidade. 

No estande principal, o público pode conhecer os projetos Fórmula Uno, Carro Elétrico e Carrinho de Célula Combustível. Os carros foram totalmente desenvolvidos dentro da Unochapecó. A concepção, captação de materiais e construção acontecem dentro dos laboratórios, na união entre os cursos de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Produção. Para o estudante do oitavo período de Engenharia Elétrica, Israel Decesaro, a experiência em expor os projetos valoriza o que é feito em laboratório durante as aulas. “Ter um espaço para mostrar para a comunidade o que a gente produz é importante, para as pessoas poderem sentir e entender os processos de produção”, acrescenta. jhjh

Os cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação apresentaram os robôs, com sistema operacional de controle criado pelos alunos. Com movimentos singelos e divertidos, os robôs conquistaram crianças e curiosos que passavam pelo local. 

Com um olhar curioso, a administradora Simone Corrêa passou pelo estande da Unochapecó, tirando dúvidas e conhecendo os projetos expostos. Junto com seus dois filhos, Simone já participou de outras edições da Feira, mas conta que este ano as novidades são mais inovadoras. “O estande está trazendo para a comunidade o que é uma Universidade, deu para visualizar melhor e mostrar para meus filhos o que é esse mundo”, comenta. “Tudo hoje em dia é movido pela tecnologia, e os projetos aqui apresentados proporcionam essa visualização”, acrescenta. 

lolo

Para a coordenadora da Universidade no evento, professora Mariângela Torrescasana, espetacular é a palavra que define toda a apresentação da Instituição na feira. A sensação de dever cumprido domina o coração, cheio de orgulho por saber que toda a concepção do estande foi pensada pelas pessoas que trabalham na Universidade. “Nós temos aqui algo inovador, diferente e simples”, afirma. Para desenvolver o projeto, a equipe se inspirou em uma pergunta básica: ‘Como a Unochapecó, através das pessoas, transforma a Chapecó do futuro?’ "E para responder essa questão, a Instituição quis mostrar que a Universidade conta com pessoas que ajudam a mudar o nosso dia a dia”, finaliza.

 

*Estagiária, sob orientação de Greici Audibert.
COMPARTILHE
TAGS
Engenharia mecanica
Engenharia eletrica
Engenharia de producao
Efapi

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image