Você vai lembrar de mim

Profissão

O show com a banda Nenhum de Nós encerrou e eternizou na memória de mais de quatro mil alunos o Mundo das Profissões XP 2018. Assim como diz a música do grupo, 'Você vai lembrar de mim', será difícil esquecer a Unochapecó e o evento. Estudantes de mais de 120 escolas dos três estados da região Sul encheram os corredores e espaços de convivência da Unochapecó no último sábado (20/09). Eles buscaram respostas sobre as profissões e um pouco de descontração em meio a este período de importantes decisões.

Para o aluno do curso técnico em Eletrotécnica do Senai de Xanxerê, Felipe da Veiga Dias, o momento que visitou o curso que tanto deseja fazer também não será esquecido. Ao chegar na Unochapecó, ele já sabia exatamente o que queria ver. ''Meu interesse principal no Mundo das Profissões é o curso de Engenharia Elétrica. No fim deste ano eu me formo no curso técnico e gostaria de seguir na mesma área. Eu comecei a fazer este curso pensando em fazer Engenharia Elétrica depois. Com isso eu conheci mais e me identifiquei com a área. Pesquisei algumas Universidades da região e achei a Unochapecó uma das melhores'', relata.

sefrwerFelipe conta, ainda, que conversar com os professores e visitar a estrutura do curso foi o passo final para confirmar sua escolha. "Os laboratórios que eu visitei achei muito bons, parece ser tudo muito dinâmico. Dá para ver que a Instituição tem um patamar de ensino elevado, é um diferencial da Unochapecó. Participar do Mundo me ajudou a solucionar algumas dúvidas, pois muitas coisas que vimos aqui não fazem parte do nosso dia a dia", assinala.

Recordação

Para o reitor da Unochapecó, professor Claudio Jacoski, o Mundo das Profissões representa uma etapa significativa na vida dos alunos. "Tenho certeza que é um dia especial para cada um dos alunos que esteve aqui, é um dia que eles guardam com muita recordação, pois foi quando eles tiveram mais informações para decidir sobre seu futuro", destaca.

O professor relata que o evento evolui a cada ano e que por meio do Programa de Orientação Profissional (POP) a Universidade cumpre seu papel, que é oferecer um conhecimento a respeito das profissões para os alunos que estão prestes a decidir o curso. "Estamos oportunizando a escolha de uma profissão para os jovens. A missão da Unochapecó é promover uma educação superior de qualidade, mas também se preocupar com o desenvolvimento da região a partir dos jovens, que serão os novos profissionais do futuro. Eles têm essa oportunidade aqui, mesmo que eles não venham estudar na Unochapecó", acrescenta.

De acordo com a coordenadora do POP, Renata Signor, todas as escolas atendidas participaram do evento e o retorno dos alunos foi extremamente positivo. "Nosso trabalho é auxiliá-los a pensarem em seu projeto de vida e na escolha de sua profissão. Quando olhamos para cada um e percebemos o quanto estão explorando todas as opções e vivenciando a universidade,  ficamos realizados. Nosso intuito é sempre, em conjunto com as escolas, seguir revolucionando a vida dos estudantes", comemora.

Fim da indecisão

erwrweConseguir escolher qual profissão seguir também é um feito memorável. No caso da aluna do 3º ano da Escola La Salle, de Serra Alta, Keylla Zimermon de Quadros, a visita ao Mundo teve o objetivo de conhecer mais sobre três áreas. "Eu vim para ver, principalmente, os cursos de Odontologia, Direito e Enfermagem, que são as áreas que eu mais me encontro. Eu já trabalhei como auxiliar de odontologia, que de todas é a que mais me interessa, mas vim para me informar sobre como eu posso me integrar nos demais cursos que tenho interesse".

Ela conta que as orientações do POP em sua escola já ajudaram bastante nas suas escolhas, mas ver a estrutura da Uno pessoalmente foi fundamental. "O Mundo das Profissões me ajudou a tirar as dúvidas que ainda tenho, pois nos encontros na escola não foi possível conversar com os profissionais de cada área. Eu achei a Universidade muito criativa e organizada, é tudo muito grande e tem muitos cursos. Acredito que aqui na Unochapecó eu vou me encontrar", finaliza.

Confira como foi o Mundo das Profissões XP 2018:

Profissao
POP