Workshop capacita para investimento com moedas virtuais

Texto Vanessa Marquezzan*

Com a evolução tecnológica, o dinheiro de papel tem perdido cada vez mais espaço para as criptomoedas. Os investimentos na área das moedas virtuais será o tema do I Workshop da Liga do Mercado Financeiro, organizado pela própria Liga, em conjunto com o curso de Ciências Econômicas da Unochapecó e o Centro Acadêmico. O evento ocorre nesta sexta-feira (23/03), às 19 horas, no auditório 4, do Bloco R3 da Unochapecó, e será ministrado pelo economista Lorenzo Sanfelice Frazzon.

Conforme o presidente da Liga do Mercado Financeiro e egresso do curso de Ciências Econômicas da Unochapecó, Douglas Klein, as criptomoedas tem atraído a atenção dos investidores por ser uma iniciativa inovadora. “O workshop tem como diferencial trazer para a região um profissional da área da economia para tratar das criptomoedas, como elas funcionam, quais seus riscos e vantagens”, complementa.

A coordenadora do curso de Ciências Econômicas da Unochapecó, professora Bruna Furlanetto, explica que por tratar-se de uma área de investimentos nova, a região ainda não tem muito conhecimento em relação a este tipo de investimento. "Para algumas pessoas as criptomoedas são um 'tabu'.  A ideia é justamente desmistificar as moedas virtuais e possibilitar que as pessoas tenham acesso a outras formas de investimento dos seus ganhos", ressalta.

Na avaliação da professora, o evento que já está com suas inscrições encerradas, proporcionará a interação entre estudantes, técnicos- administrativos, professores, profissionais da área e a comunidade. Além de qualificar para um assunto de interesse comum, consiste em uma oportunidade de aliar a teoria da sala de aula com a prática do mercado de trabalho.

O palestrante

Lorenzo Sanfelice Frazzon é economista, mestre em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e doutorando em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua há mais de 10 anos na área do mercado financeiro.

É consultor de investimentos registrado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e Analista de Investimentos (CNPI), atua como consultor para investidores de alta renda e faz parte do Laboratório de Custos e Medidas (LCM/UFSC). Também colabora com o Núcleo de Gestão Empresarial (NGE/UFSM), e desenvolve pesquisas envolvendo a tecnologia blockchain e criptomoedas. Blockchain é o banco de dados, que registra as informações e transações realizadas com as criptomoedas.

*Estagiária sob orientação de Ilka Goldschmidt
Workshop liga do mercado financeiro
Ciencias economicas