Nutrição e Gastronomia

Conheça os cursos da área da alimentação e cuidados com a saúde

06/12/2019
Por: Bruna Gatto
Foto: Eduarda Carlesso

Combinar saúde, beleza e sabor em apenas uma refeição é possível. O profissional de Nutrição estuda o consumo de alimentos de forma saudável e que agregam saúde. Um(a) nutricionista estuda as formas de adaptar alimentos nas refeições diárias que favoreçam à boa qualidade de vida com sabores e satisfação para quem consome.

Na hora de agradar o paladar e também os olhos, é hora do profissional de Gastronomia entrar em ação, com maneiras de organizar o prato pensando no tamanho das porções e na combinação dos sabores, podendo também ter foco na saúde. 

O que muitos não sabem, ou tem dúvida se daria certo, é a possibilidade destes dois profissionais trabalharem juntos. Cada um tem a sua função e diferentes tarefas que são dívidas pela formação, o que pode agregar na funcionalidade do outro e contribuir para o trabalho ser mais preciso dentro da cozinha ou fora dela.

Confira agora alguns pontos que podem ajudar você entender melhor o que cada profissional estuda e quais são as possíveis áreas de atuação no mercado de trabalho.

 

Gastronomia

 

Não é somente na beleza do prato que o gastrônomo se especializa, o tamanho dos alimentos e a quantidade necessária em cada refeição também são pensados, assim como um profissional é preparado para elaborar bons cardápios, com organização, dedicação e conhecimento. A gastronomia é arte do profissional ver os alimentos de uma outra forma, não simplesmente como subsistência, mas também como prazer e isso tudo é revisado e planejado pelo tecnólogo em Gastronomia nos dois anos e meio de graduação.

A utilização de produtos orgânicos está sendo bastante discutida entre os profissionais que atuam na área da alimentação, com isso, fornecer produtos de qualidade é o foco. Para o gastrônomo, um dos prazeres da profissão pode surgir ao ver a bela construção do prato, mas claro que a beleza não está somente na estrutura, com cores e formatos diversos, mas também na qualidade de vida que é proporcionada ao oferecer produtos mais saudáveis para consumo.

Para quem precisa controlar as calorias diárias, por exemplo, os profissionais da área gastronômica preparam o alimento para proporcionar satisfação e saúde, juntamente com o atendimento do nutricionista.

 

Quer saber mais sobre Gastronomia? Clique aqui e baixe o E-book do curso

 

Nutrição

 

Alimentação saudável vai muito além de escolher os melhores ingredientes, melhores verduras, cores e tamanhos. É claro que isso é fundamental, mas também é preciso comer na quantidade certa. Um profissional de bacharel em Nutrição estuda a melhor forma de combinar os ingredientes de acordo com teor calórico e quantidade de gorduras. Isso auxilia o paciente nas quantidades de consumo diário, equilibrando a porção de cada alimento em todas as refeições.

A nutrição é uma área de estudo que inclui os mecanismos de funcionamento de um organismo humano a partir do fornecimento de energia e nutrientes provenientes da alimentação. Cada fase da vida e estado de saúde, apresentam demandas e necessidades nutricionais específicas, que requerem cuidado e conhecimento especial que somente o profissional bacharel em Nutrição saberá conduzir.

Nos quatro anos e meio de formação do profissional Nutricionista, este se tornará apto para indicar as melhores escolhas em relação a alimentos ou subprodutos disponíveis no mercado, tanto em busca da prevenção de complicações de saúde, quanto para o tratamento daqueles que já possuem doenças estabelecidas. Desta forma aprende também a manusear e combinar os alimentos, técnicas de preparo e cálculos para tudo seja feito sem desperdício e conforme o objetivo.

Para um profissional nutricionista combinação de exercícios e cuidados com a saúde ajuda muito, mas o que realmente fará a diferença são os alimentos incluídos nas refeições, por isso eles devem ser cuidadosamente selecionados.

A área de atuação do nutricionista é ampla, tendo oportunidades na nutrição clínica, nutrição esportiva, indústria alimentícia, consultoria nutricional e muito mais.

 

Quer saber mais sobre Nutrição? Clique aqui e baixe o E-book do curso

 

Áreas de atuação

 

Não é somente atrás de um fogão que viverá o gastrônomo. Não é só de dietas que viverá o nutricionista. Atualmente, no mercado, há várias opções para quem deseja estudar em um destes cursos. É por isso que conversamos com os professores dos cursos de Gastronomia e de Nutrição aqui da Unochapecó e montamos uma tabela super bacana que vai te ajudar a entender melhor estas profissões. Confere aí.

 

Gastronomia

Nutrição

Para um tecnólogo em Gastronomia, suas funções podem abranger a supervisão de serviços dentro da cozinha, chef, em lugares como hotéis, bares, hospitais, ou em eventos como casamentos e quaisquer outros que precisem de organização no buffet. Também pode organizar cardápios, selecionando também as bebidas.

O bacharel em Nutrição pode atuar em vários ambientes, como em consultórios, hospitais, academias, home care, na Saúde Pública, em restaurantes e cozinhas, na produção de refeições, indústria alimentícia, consultoria, vigilância sanitária, escolas, prefeituras e outros.

 

Você sabe a diferença entre Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo? Clique aqui e confira. 

 

Quem estiver por trás da refeição, seja o nutricionista ou o gastrônomo, deve ter atenção aos ingredientes adequados para cada pessoa. Além de prestar atenção ao paladar do consumidor, também deve fornecer alimentos que proporcionem uma refeição completa do ponto de vista nutricional.

Entre os dois cursos, apesar da familiaridade com os alimentos, a diferença é grande, tanto na arte do prato quanto na escolha de alimentos nutritivos e ao enriquecer o produto de sua profissão. Os dois podem trabalhar juntos e isso é importante para transformar a forma de cozinhar e alimentar-se bem.

 

E aí? Pronto para escolher entre Gastronomia e Nutrição? Se você ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários que a gente responde ;)

 

 

comments powered by Disqus