Ações e projetos beneficiaram cerca de 90 mil pessoas em 2015

A Unochapecó, desde a sua fundação, presta serviços à comunidade através de ações, programas e projetos de extensão e dos cursos. Em 2015 a Extensão Universitária, atendeu 74 mil pessoas através de ações que envolveram 156 professores, 1.094 estudantes, entre bolsistas e voluntários, 67 técnico-administrativos e 508 voluntários da comunidade. Já os cursos de graduação realizaram cerca de 16 mil atendimentos em 2015 através das ações e projetos de ensino.

Atualmente, a extensão da Universidade conta com seis programas permanentes, 25 projetos vinculados, 16 projetos permanentes e 16 projetos de curta duração. São programas como o de Atenção e Cuidado à Criança e Adolescente: Sorriso para a Vida, que desde 2001 realiza ações de promoção à saúde com crianças em situação de hospitalização, vulnerabilidade e risco social, integrando diversos cursos da área da saúde. Em 2015, o programa realizou 36.360 atendimentos, totalizando um público de 2.770 crianças e adolescentes através dos projetos vinculados.

O Centro de Atendimento à Comunidade (CAC) também é um dos programas que tem aproximado a Unochapecó da comunidade. Através do Escritório Sócio Jurídico, Projeto de Extensão Comunitária Jurídica (PECJur), Serviço de Mediação Familiar e os Serviços de Psicologia o programa presta atendimentos à pessoas de baixa renda nas áreas do Direito, Psicologia e Serviço Social. Além disso, é um campo de aprendizado para estudantes dos cursos envolvidos que fazem atendimentos também através de estágios e práticas de ensino. Só em 2015 o programa realizou mais de 8.000 atendimentos.

O reitor da Unochapecó, professor Claudio Alcides Jacoski, acredita que esses projetos são muito importantes, pois proporcionam uma formação profissional de qualidade ao estudante, além de estreitar a relação entre a Instituição e a comunidade. “Essas ações nos permitem promover o encontro dos acadêmicos com a realidade profissional, dando um retorno para a comunidade que demanda desses serviços. Além disso, a Instituição pode compreender as necessidades da comunidade para melhor atendê-la”, ressalta Claudio.

Os cursos de graduação também realizam ações de atendimento à comunidade. Um exemplo é o do curso de Ciências Contábeis, que em parceria com o Sindicato dos Contabilistas de Chapecó (Sindicont), anualmente realiza o Declare Certo, ação que tem o objetivo de orientar a população nas principais dúvidas sobre a Declaração do Imposto de Renda.

Na área da saúde, a Unochapecó também oferece outros serviços para a comunidade. A Clínica Escola de Odontologia, por exemplo, é um campo de estágio para acadêmicos do curso de Odontologia e realizou em 2015 cerca de 5.500 atendimentos gratuitos. Os estudantes, com orientação de um profissional, realizam atendimentos a pacientes de baixa renda nos dois espaços da clínica, um localizado no bloco G3 da Unochapecó e o outro junto ao posto de saúde do bairro Saic.

São tantos projetos e ações que não cabem todos em apenas um texto. Mas se você quiser conhecer mais, acompanhe o site e as redes sociais da Unochapecó, como o Facebook, Twitter.