Espaço físico da Clínica Escola de Medicina é inaugurado

Saúde

Para reunir todos os atendimentos relacionados à saúde em um só espaço, a Unochapecó, através da Área de Ciências da Saúde (ACS), em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste de Santa Catarina, inaugurou na última segunda-feira (12/09), o espaço físico da Clínica Escola de Medicina.

Aliado com as Clínicas de Fisioterapia e Odontologia, que já realizam atendimentos, os espaços formam a nova Clínica Integrada. O objetivo é fornecer atendimento ambulatorial qualificado para a comunidade. Futuramente, os cursos de Nutrição e Enfermagem também devem integrar o atendimento. O espaço da nova Clínica dispõe de 11 consultórios de atendimento, salas de verificação de sinais vitais, simulação, aula e estudos e será utilizado pelos estudantes do curso de Medicina da Unochapecó para a realização de atendimentos práticos.

unochapecó

A nova Clínica surgiu através de uma necessidade do curso de Medicina, que deve ter um espaço para aulas práticas dentro da Universidade. Até então, os atendimentos aconteciam apenas em hospitais e unidades de saúde. “A ideia é que esse seja um espaço em que os acadêmicos possam realizar um atendimento mais especializado, além de estabelecer um contato mais próximo com a comunidade regional”, afirma o professor Rogério de Souza Barcala, coordenador técnico da Clínica Integrada.

De acordo com ele, os atendimentos acontecerão de forma filantrópica ou através de um convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS). Outras instituições também poderão fomentar parcerias com a Clínica Integrada. No início, as áreas atendidas serão a pediatria, ginecologia e algumas subespecialidades, com a possibilidade de expansão nos próximos anos. “A medida que o ambulatório cresça, a ideia é que ele se torne referência para diversas patologias na região”, complementa Rogério.

A expectativa é que os atendimentos iniciem entre outubro e novembro deste ano. Apenas na área de Medicina, serão recebidos mais de 700 pacientes por mês. De acordo com o vice-reitor de Administração, professor José Alexandre de Toni, os benefícios da implantação da Clínica Integrada envolvem muito além do conhecimento prático. “Com o Doutorado em Ciências da Saúde, esse espaço poderá ser utilizado para a aproximação com a pesquisa, sem que haja a necessidade de deslocamento para outros espaços”, comenta.

A acadêmica Sabrina Lemes da Silva, presidente do Diretório Acadêmico de Medicina, acredita que a Clínica irá suprir uma defasagem no conteúdo do curso. “Ter a vivência de atendimentos práticos dentro da nossa própria Universidade irá contribuir e fortalecer o nosso estudo. Podemos aprender com pacientes e demandas mais específicas”, afirma.

Saúde
Clínica integrada