Projeto incentiva a inclusão social de pessoas com deficiência

Para marcar a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência e também sensibilizar a comunidade sobre a inclusão social, profissional e pessoal das pessoas com deficiência, a Fundação Aury Luiz Bodanese, em parceria com outras 25 instituições, promoveu o Workshop Viva as Diferenças. O evento aconteceu na última quinta-feira (19/08), das 14h às 22h, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês.

A Unochapecó participou do evento através de sete cursos da Área de Ciências da Saúde (ACS): Nutrição, Medicina, Fisioterapia, Farmácia, Gastronomia, Educação Física e Odontologia, além do Programa de Extensão Sorriso Para a Vida. No evento, foram realizadas as atividades Vencendo as Deficiências e Com Meus Sapatos, além de  avaliações de pico de fluxo expiratório, orientações sobre postura e posicionamento em cadeira de rodas, atividades lúdicas, conscientização sobre hipertensão e tabagismo, verificação de pressão arterial, orientação sobre alimentação saudável, algumas práticas corporais, vivências de corpo e inclusão e orientações de saúde bucal.

Além disso, o stand da Unochapecó contou com uma bancada de culinária adaptada para cadeirantes, par demonstrar a utilização. De acordo com a professora de Fisioterapia, Michele Cristina Minozzo dos Anjos, o evento tem como objetivo fazer com que todas as pessoas sintam-se incluídas na sociedade. “Sentir-se parte é muito importante. A Unochapecó preza por ser parceira de ações como esta, pois além de mostrar os espaços da Universidade, contribui com mudanças sociais”, afirma.

Já a professora de Educação Física Jaqueline Reni Loss acredita que trabalhar a diversidade tem um significado muito importante, especialmente para os acadêmicos. “Esses momentos são importantes para percebermos, na realidade, o que é discutido nas aulas.”, comenta. O curso participou com todas as turmas, tanto do Bacharelado quanto da Licenciatura, através de práticas que estimularam os participantes a soltarem a criança interior e realizarem brincadeiras lúdicas.

O evento foi um exercício para os estudantes de graduação, que praticaram seus conhecimentos teóricos. Daniela Moreto, estudante de Educação Física, considera que pôde demonstrar as potencialidades do curso, adquirir novas experiências e aprender cada vez mais. “Quero atuar como professora após a graduação. Assim, já tenho a vivência para atuar com uma diversidade muito grande de pessoas”, afirma.

A participação em eventos sociais, como o caso do Viva as Diferenças, interage com o DNA comunitário da Unochapecó. “Nós acreditamos e trabalhamos para a inclusão de todas as pessoas. Somos uma Universidade que proporciona para todos os estudantes, independente das condições, os mesmos direitos à um ensino de qualidade”, ressalta a vice-reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão, professora  Silvana Muraro Wildner.

O Viva as Diferenças faz parte do Projeto Atitude Agora, da Fundação Aury Luiz Bodanese. O Workshop faz parte de uma série de ações, voltadas para a inclusão social e respeito às diferenças.

Viva as diferenças
diversidade