Minha Uno
Menu Busca

 

Oficina de Biblioterapia: Desvendando o Potencial Terapêutico da Literatura

 

 

A Biblioterapia pode ser entendida como o cuidado com o desenvolvimento do ser humano por meio das histórias literárias. A prática ainda é pouco conhecida no Brasil, mas já vem sendo utilizada em vários países em contextos diversos com o objetivo de promover o equilíbrio e bem-estar das pessoas por meio da literatura.

 

A Biblioterapia pode ser aplicada em espaços variados como bibliotecas, escolas, hospitais, asilos, dentre outros. A prática da Biblioterapia se apresenta como mais uma possibilidade de uso da literatura para os profissionais que já atuam com mediação de leitura, para os amantes da leitura em geral e para aqueles que querem desvendar novos horizontes a partir da leitura literária e incorporá-la à sua vida ou ao contexto profissional em que estão inseridos.

 

 

Objetivo da Oficina - Tem como objetivo despertar o interesse pela temática da Biblioterapia. É uma oficina introdutória para quem quer conhecer um pouco da teoria e da prática da Biblioterapia. A metodologia é vivencial, onde os participantes poderão compreender na prática o potencial terapêutico da literatura.

 

Conteúdo:

- Fundamentos teóricos da Biblioterapia

- Os componentes biblioterapêuticos

- O método biblioterapêutico

- O exercício da escolha do texto

- Exemplos de práticas

 

Facilitadora - Carla Sousa é Consultora de Biblioterapia com Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua ministrando oficinas, palestras e mediando encontros e vivências a partir do método biblioterapêutico. É uma estudiosa apaixonada pelo tema. Já publicou diversos artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais sobre a Biblioterapia e administra a página Doses de Biblioterapia no Facebook e Instagram, canais através dos quais divulga diversos conteúdos sobre o tema.

 

Público-alvo: Estudantes e profissionais da área da Biblioteconomia e outras áreas afins, como Letras, Pedagogia, Psicologia e Saúde.

 

Período de Inscrição: 20 de fevereiro a 11 de março de 2019

 

Início: 16 de março de 2019 (sábado)

 

Horário: das 9h às 18h. Com pausa para o almoço.

 

Vagas: 20

 

Local: Bloco R1 sala 101 - Unochapecó - Chapecó. 

(Lousa Digital)

 

Valor: R$ 150,00 (cento e cinquenta reais)

Estudantes e Professores da Unochapecó podem parcelar o valor em até 3 vezes.

Público externo: 1 vez (boleto)

*Não haverá devolução de taxa de inscrição, exceto em caso de cancelamento do curso.

 

 

 

Promovido pelo Curso de Biblioteconomia – EaD Unochapecó em comemoração ao

Dia do Bibliotecário.

 

Contato.

E-mail: biblioteconomia@unochapeco.edu.br

Telefone EAD: (49) 3321-8088

 

 

 

 

 

Whatsapp Image