História

A Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) deu início, em 1979, a um programa de Olimpíadas. Desde então, anualmente, ocorre a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).

A Olimpíada Brasileira de Matemática é uma competição dedicada aos alunos brasileiros ou de escolas e universidades brasileiras a partir da quinta série do ensino fundamental até estudantes universitários em nível de graduação.

O programa de Olimpíadas de Matemática é reconhecido em vários países do mundo e considerado um eficiente instrumento para estimular os alunos a resolver problemas novos e desafiantes, propiciando o desenvolvimento da imaginação e da criatividade. Aproveitando o natural gosto dos jovens pelas competições, a Olimpíada de Matemática tem conseguido estimular alunos a estudar conteúdos além do currículo escolar.

No ano de 2003, o curso de Matemática da Unochapecó, através do projeto de extensão “Olimpíadas de Matemática”, promoveu a olimpíada brasileira (OBM) e regional (ORM) em Chapecó. Nesta primeira experiência optou-se por uma parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina, através do Programa Especial de Treinamento (PET) do curso de Matemática daquela instituição. As provas foram realizadas em 4 pólos e os alunos que fizeram as provas em Chapecó concorreram com os demais alunos de Santa Catarina.

Foram cadastradas naquela ocasião trinta escolas totalizando 1170 alunos participantes. Porém muitos destes alunos, por estarem matriculados em escolas situadas no estado do Rio Grande do Sul e Paraná, puderam apenas participar da Olimpíada Brasileira de Matemática, já que a regional promovida pela UFSC é dedicada somente aos estudantes catarinenses.

Sentindo a necessidade de uma Olimpíada Regional que envolvesse
também os alunos das escolas das regiões do Noroeste do Rio Grande do Sul e Sudoeste do Paraná é que foi proposta no ano de 2004, a I Olimpíada Regional de Matemática da Unochapecó.

No ano de 2004 contamos com a participação de 86 escolas, num total de 2206 alunos participantes.

A renovação do projeto em 2005 possibilitou o cadastro de novas escolas, ocasionando um crescimeno ainda maior no número de estudantes envolvidos nas atividades da II Olimpíada Regional de Matemática da Unochapecó, ao todo 3817. Devido ao sucesso do projeto, as “Olimpíadas de Matemática da Unochapecó” tornaram-se um projeto permanente de extensão, passando a partir deste ano, a serem realizadas anualmente.

Estamos na XIV edição e a participação das escolas está cada vez maior.