O ponto de partida para escolhas de muitas vidas

Todos os anos a Unochapecó promove um dia para que os estudantes de toda a região conheçam a Universidade e o que ela e os cursos oferecem para os acadêmicos e comunidade. O Mundo das Profissões, que neste ano acontece no próximo sábado (22/10), 13h30 às 18h, tem como objetivo principal auxiliar os jovens a decidirem o que farão depois de concluído o Ensino Médio, um momento de escolhas essenciais na vida das pessoas.

Para essa edição, quando o evento completa uma década, são esperados alunos de 120 escolas de 74 cidades do Sul do país e a participação de cinco mil pessoas. Para finalizar um tarde de muita energia, conhecimento, contatos e informações, ainda tem show da banda Papas da Língua. O grupo se apresenta às 16h30, no estacionamento da Universidade.

O momento é de estudantes, professores e profissionais do mercado interagirem com o público, com informações sobre o cotidiano profissional e educacional. A programação é organizada pelo Programa de Orientação Profissional da Unochapecó (POP) e essa é a última etapa do processo de orientação que a Universidade desenvolve desde março nas escolas. Mas não são somente os alunos atendidos pelo POP que podem participar. Qualquer pessoa que tem interesse em conhecer os cursos da Unochapecó, as profissões que desejam seguir, receber auxílio profissional ou até mesmo saber mais sobre a educação continuada pode participar. Todas as atividades são gratuitas.

3513

Segundo a coordenadora do POP, a psicóloga Renata Signor, conhecer a Universidade e os cursos é uma das etapas mais importantes para o processo da escolha profissional. “Através de um contato mais próximo com as áreas que se interessam, os estudantes têm a oportunidade de explorar a realidade das profissões”. Assim, eles podem esclarecer suas dúvidas e tomar uma decisão mais assertiva baseada em informações. Para Renata, isso acarreta em uma escolha mais consciente e mais feliz.

Embarque nesse mundo

Durante o Mundo das Profissões, a Unochapecó promove várias atividades que podem facilitar a escolha dos futuros acadêmicos. São ao todo 74 espaços especialmente preparados para receber os estudantes. Para quem tem dúvidas sobre o curso ou a profissão que pretende seguir, o espaço “Tá Ligado???” pode ser muito proveitoso. Através de uma roda de conversa, universitários e profissionais explicam um pouco mais sobre o trabalho aos interessados, respondem questionamentos e abordam as diferenças e as similaridades entre profissões.

No “Plus Unochapecó” o público conhece todos os cursos da instituição. No local, as produções são expostas e os acadêmicos ficam disponíveis para explicar tudo o que é realizado dentro e fora da Universidade. Além disso, são organizados grupos para conhecer os laboratórios de todas as áreas. Já no “POP Unochapecó”, os estudantes podem avaliar as atividades do programa e também conhecer o Portal Unoplus. O site de conteúdos audiovisuais auxilia os estudantes nos estudos, através de assuntos que abordam temas de vestibular e Enem.

Aliás, para os que já se decidiram, mas têm dúvidas sobre o vestibular, o “Espaço Vestibular” tem tudo para ajudar a encontrar respostas e ainda fazer a inscrição. Junto a ele, está o espaço “Bolsas de Estudo e Financiamentos”. Se a sua dúvida é sobre finanças, este é o local certo para obter orientações referentes às bolsas de estudos e formas de financiamento estudantil.

Para os interessados em conhecer experiências científicas, o Museu de Ciência e Tecnologia da Uno estará aberto e cheio de novidades na área de tecnologia e inovação. Caso as dúvidas sejam sobre como estudar fora do país, o espaço Intercâmbio trabalha justamente com isso. Ajuda a tirar dúvidas dos estudantes sobre intercâmbio, além de compartilhar experiências e dicas. Além desses locais, todos os cursos da Unochapecó contam com espaços próprios onde apresentam a estrutura e os conteúdos relacionados aos trabalhos desenvolvidos por quem escolhe a profissão.

Mundo das profissões
Mundo das profissoes