Orientação para encontrar um caminho

Texto Juliane Bee*

Engana-se quem pensa que apenas no ensino médio surgem dúvidas sobre que profissão seguir. Na graduação, essas incertezas são muitas vezes motivadas pela falta de conhecimento à respeito da área de atuação. Foi por isso que surgiram as oficinas de planejamento de carreira e inserção na profissão, realizadas pelo Programa de Orientação Profissional (POP) da Unochapecó.

Conforme a coordenadora do POP, Renata Signor, o projeto existe desde 2007 e, anualmente, são realizadas ações com os cursos que procuram esse auxílio. Segundo ela, o atendimento é feito a estudantes que estão em processo de trancamento e que não se identificam com a graduação escolhida, por exemplo.

Para dar esse suporte, são realizadas oficinas de planejamento de carreira e empregabilidade, onde são trabalhadas a entrevista de seleção, o currículo, as estratégias para se manter no mercado de trabalho e a postura profissional. "Nosso objetivo é acompanhar o acadêmico desde o momento de seu ingresso na Instituição, auxiliando em todos os aspectos que acompanham sua trajetória profissional", explica.

Atualmente, o atendimento é realizado pelas psicólogas do POP através do agendamento dos professores. Porém, devido a grande demanda, futuramente os próprios acadêmicos poderão se inscrever nas oficinas que tiverem interesse ou então procurar o programa para atendimentos individuais. Para os interessados, as atividades são divulgadas na página do POP, no Facebook e Instagram do programa.

*Estagiária, sob a supervisão de Greici Audibert.

POP
Orientacao profissional