Minha Uno
Menu Busca
Extensão

Programa Ciências Médicas: promovendo Educação em Saúde

Descrição

Identificação e caracterização: a educação em saúde é considerada um campo que abrange inúmeras faces e que convergem diversas concepções, tanto da área da educação, quanto da área da saúde. É considerada um campo de práticas que se dão no nível das relações sociais e buscam articula articular ações de promoção, prevenção e reabilitação da saúde. Objetivo: Promover ações de educação em saúde por meio da Extensão Universitária no Curso de Graduação em Medicina e áreas da Ciências da Saúde e afins. Público: este programa de extensão terá como público, estudantes dos cursos de graduação da Unochapecó, professores e estudantes do Ensino Médio, pacientes com diabetes mellitus, pacientes no período pré-gestacional, gestacional e puerperal e pacientes idosos. Ações e regularidade: as ações do programa de extensão se darão de forma contínua, articuladas as atividades dos projetos de extensão e avaliadas semestralmente. Impactos possíveis: o programa busca por meio de estratégias de educação em saúde estimular a melhora do autocuidado e da qualidade de vida da população, assim como, possibilitar por meio da extensão a formação de um acadêmico, crítico e reflexivo, com uma visão holística do cuidado.

Relevância

OBJETIVO GERAL

Promover ações de educação em saúde por meio da Extensão Universitária no Curso de Graduação em Medicina e Áreas afins.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Incentivar a inserção dos estudantes em atividades de extensão, estimulando o desenvolvimento de habilidades e competências do futuro profissional.
- Promover ações de educação em saúde para populações específicas com o intuito de estimular o autocuidado e a melhora da qualidade de vida.
- Promover ações de promoção de saúde e prevenção de agravos em diferentes contextos de prática.
- Sensibilizar os estudantes para a busca pelo conhecimento, a fim de fomentar a formação de multiplicadores de ações em saúde.
- Inserir o estudante em um contexto social, buscando desenvolver a compreensão do seu papel como agente transformador.
- Promover a integração entre o ensino, pesquisa e extensão na Unochapecó.

Equipe

Nome Atividade
Whatsapp Image