Programa Formação Profissional e Promoção à Saúde

Descrição

Identificação e caracterização: o projeto visa promover à saúde a partir da prática integrada com comunidade. Caracterizando-se pela realização de ações em saúde na comunidade e pela prestação de atendimentos à população do seu território adstrito. Abarcando os serviços prestados pelos cursos de graduação da Área de Ciências da Saúde (ACS). Os atendimentos ocorrem na Universidade, na Clínica Escola de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Odontologia, as quais formam à Clínica Integrada em Saúde.
Ações e regularidade: de forma contínua o projeto oferta atendimentos ambulatoriais gratuitos nas áreas de enfermagem, farmácia, fisioterapia, medicina, nutrição e odontologia.
Impactos possíveis: o projeto objetiva oferecer atendimentos ambulatoriais qualificados, priorizando a promoção a saúde e o cuidado qualificado e humanizado. Através dos quais se almeja a corresponsabilidade entre o futuro profissional e o usuário sobre o processo de adoecer, bem como demonstrar a influência do contexto, das peculiaridades regionais e dos Determinantes Sociais em Saúde neste processo. Os graduandos desenvolvem habilidades de planejamento e adaptação para a transposição didática. As vivências neste projeto de extensão colaboraram para integrar criticidade, humanização e trabalho em equipe à formação técnica da grade, possibilitando que se formem médicos mais sensíveis às propostas do SUS. (MARTINS et al,2016).

Relevância

Objetivo
-Promover à saúde e o cuidado humanizado, no território adscrito à Universidade por meio das atividades práticas realizadas em consonância aos projetos pedagógicos dos cursos de graduação da Área de Ciências da Saúde.

Objetivos Específicos
- Prestar assistência em saúde a usuários que venham a ser admitidos nas Clínicas Escola, com foco no ato educativo supervisionado desenvolvido pelos acadêmicos em situações reais no ambiente de trabalho
- Proporcionar aos discentes a vivência de princípios ético-políticos presentes na interação social e na conduta ética profissional, necessário ao exercício da profissão;
- Oportunizar aos discentes elementos da realidade social, tomada como objeto de reflexão e intervenção, aprofundando o conhecimento da interação da área específica de atuação com questões de âmbito macrossocial;
- Ofertar serviços e terapias que possibilitem segurança e qualidade, tanto na elucidação diagnóstica como no adequado tratamento das diferentes patologias;
- Manter os usuários informados das atividades que desenvolve, divulgando os serviços oferecem através do site institucional;
- Cooperar com órgãos públicos na divulgação e execução de atividades de educação sanitária, proteção à saúde e prevenção de doenças;
- Inserir o estudante no campo profissional, desenvolvendo habilidades e competências, produzindo novos saberes, contribuindo, com uma prática criativa e inovadora, para o encaminhamento de soluções aos problemas percebidos.

Nome Atividade