Minha Uno
Menu Busca
Extensão

Projeto Atendimento nutricional ambulatorial

Descrição

Identificação e caracterização: A Clínica Escola de Nutrição está localizado no Bloco G3 da Área de Ciências da Saúde (ACS), junto à clínica escola de medicina. A Clínica Escola de Nutrição dispõe de 1 (um) consultório para atendimento nutricional e 01 (uma) sala administrativa e 01 (uma) sala de recepção. O projeto foi constituído, com a premissa de desenvolver atividades de atendimento nutricional ambulatorial, com foco na promoção a saúde a partir de ações de educação alimentar e nutricional. Desta forma, considerando a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, as práticas ocorrem voltadas a comunidade e fazem parte das atividades teórico-práticas do ensino e da pesquisa do curso de Nutrição. Neste sentido, as ações desenvolvidas são guiadas pela proposta do Projeto Pedagógico (PP) do curso, que visa formar um profissional nutricionista humanista, generalista e crítico, capacitado a atuar, visando à segurança alimentar e a atenção dietética em todas as áreas do conhecimento em que a alimentação e a nutrição se apresentam, compreendendo o ser humano e sua inserção nas diferentes dimensões sociais, culturais e econômicas, fundamentais para promoção, prevenção, manutenção e recuperação da saúde de indivíduos e/ ou grupos populacionais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, norteado pelos princípios éticos e científicos com reflexão sobre a realidade, integrado e comprometido com a transformação social. Objetivo: oferecer atendimento nutricional individualizado e ações de educação alimentar e nutricional com foco na promoção da saúde e na ação interdisciplinar em saúde. Ações e regularidade: As ações acontecerão de segunda à sexta-feira nos períodos vespertino e noturno. Os atendimentos individualizados e as ações de educação alimentar e nutricional serão realizados por estudantes com supervisão do Nutricionista responsável técnico pela Clínica Escola de Nutrição. Veiculação do projeto em diferentes mídias: site e rede social institucional, do curso e da clínica escola de Nutrição. Além disso, o projeto poderá ser divulgado por meio de folder, outdoor interno, cartazes e e-mail marketing. Impactos possíveis: o projeto poderá, a partir do atendimento e de suas ações de educação alimentar e nutricional, incentivar hábitos alimentos saudáveis, considerados fatores protetores para doenças crônicas não transmissíveis.

Relevância

Objetivos

Geral
Oferecer atendimento nutricional individualizado e ações de educação alimentar e nutricional, com foco na promoção da saúde.

Específicos
- Prestar atendimento nutricional individualizado, assumindo responsabilidades inerentes à profissão do nutricionista na prática clínica, através do estabelecimento de conduta nutricional a ser aplicada a especificidade clínica de cada atendimento.
- Oportunizar aos estudantes o contato com o cenário de prática do profissional Nutricionista.
- Realizar ações de educação alimentar e nutricional com o público alvo deste projeto.

Equipe

Nome Atividade
Whatsapp Image