Áreas de conhecimentos da Psicologia

Ciências Humanas ou da Saúde e Biológicas? Conheça as diferenças nas nomenclaturas das áreas

16/09/2019
Por: Diogo Freitag
A Psicologia não é uma ciência homogênea, pode fazer parte de diversas áreas. (Foto: Robina Weermeijer)

O dilema que envolve a definição da Psicologia como parte das Ciências Humanas e Jurídicas e da Área da Saúde e Ciências Biológicas, e mesmo das Sociais aplicadas não é recente. O assunto, juntamente com a organização da psicologia como ciência e profissão, traz diferentes percepções sobre a própria Psicologia. Desde o início dos estudos como uma ciência, houve o embate entre esses campos de pesquisa: o da Saúde focado em analisar as relações entre a mente e o corpo humano, o da Humanas e Jurídicas focado nas relações sociais e nas relação do sujeito com o seu contexto social, ambiental, cultural.

Desta forma, percebemos que esta não é uma questão fácil de ser resolvida, já que existem muitas variações e linhas de pensamento dentro da área de Psicologia. Ainda assim, é relevante entender esta definição, tanto para que o estudante tenha mais visão sobre o papel desempenhado pela profissão, quanto para identificar os componentes estudados na graduação.

O ser humano é um ser “político por natureza” ou seja, um ser social.   Assim, a Psicologia Dialoga com as Ciências Biológicas e da Saúde, mas sua área de inserção é a das Ciências Humanas, afinal, em última análise,  nosso “objeto” de estudo é o Ser Humano.

Para esclarecer essa questão trouxemos alguns pontos, classificações e objetivos relacionados à Psicologia dentro destas áreas para que você possa entender melhor esse dilema. Vamos conferir?

Como Ciências Humanas

A Psicologia é classificada como parte das Ciências Humanas (ACHJ) pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) junto com a outros cursos que compreendem o estudo humano a partir das relações e características culturais, como História, Sociologia, Filosofia, Antropologia e outros, ou seja, cursos que buscam entender e aprofundar os aspectos do ser humano.

Essa classificação leva em conta que a Psicologia é a ciência que estuda o Ser humano como um ser social. De acordo com o Guia do Estudante, na área de Humanas, o profissional será capacitado a desenvolver ações de reabilitação da saúde mental, promover bem-estar e qualidade de vida tanto individualmente quanto coletivamente, corroborando com o próprio código de ética profissional do Psicólogo. É nesta área que encontramos a psicologia da Unochapecó, afinal, nossas intervenções estão para além do corpo, do cérebro, nossas intervenções direcionam-se para a complexidade da vida, do ser humano, que é consideramos como um ser que é social, ambiental, cultural, biológico, social.

Você sabe a importância do diploma de curso superior? Confira no texto do blog da Uno.

Como Ciências da Saúde ou Ciências Biológicas

Em algumas faculdades, usa-se o termo relacionado à saúde porque é uma área de estudo que, além de relacionar com a vida, engloba a saúde e a doença em suas amplitudes. Já em em outras instituições, usa-se a nomenclatura de Biológicas pois os cursos desta área, de forma geral, desenvolvem conhecimentos dos seres vivos, como a anatomia e outras disciplinas propriamente voltadas à Biologia.

Segundo uma pesquisa realizada por estudantes da UFRJ para o site Popsic, a Psicologia é considerada uma das profissões da  Saúde, no Brasil e em outros países, a partir da década de 70. Ainda na pesquisa, de acordo com De Marco (2003), o termo "psicologia da saúde" é utilizado na denominação de atividades exercidas por psicólogos no campo da saúde, não somente nas formas de assistência e pesquisa, mas também na forma de ensino.

Na resolução 218 - 97 de 1997 que trata da regulamentação das profissões e dos profissionais de saúde, amplia-se a compreensão da questão saúde/doença em decorrência das novas percepções da vida e do trabalho, o que categoriza a Psicologia como fundamental para a integridade do indivíduo.

Qual a diferença entre Vestibular e Processo Seletivo? Já pensou a respeito? Clique e confira aqui.

A Psicologia não é uma ciência homogênea

Para saber a área que o curso faz parte dentro de uma faculdade, tudo depende da ênfase oferecida pela instituição de ensino, que pode ser observada na matriz curricular do curso. Normalmente, é considerada pela maioria das faculdades, como um curso de Humanas. Isso se deve ao fato de que ao contrário dos cursos de Saúde, como Enfermagem, Farmácia e Nutrição, por exemplo, a Psicologia não foca, de forma direta, em tratar da fisiologia. Ou seja, não realiza procedimentos cirúrgicos, tratamentos físicos ou tem permissão para receitar medicamentos.

Assim como a definição da área da Psicologia é ampla, o mercado de trabalho não sai perdendo.

O estudante de graduação poderá descobrir durante o período de aprendizado no curso ou em estágio, em que áreas  terá mais afinidade, como por exemplo, em Processos clínicos, políticas públicas, escolar, organizacional e do trabalho, avaliação psicológica/ psicodiagnóstico, psicologia do esporte, psicologia dos desastres, psicologia jurídica, tendo em vista que a formação do profissional de psicologia deve ser generalista.

E vale, frisar, é nas ciências humanas que a Psicologia encontra a sua amplitude, ela não deixa de ser “da saúde” mas vai para além dela, pela complexidade que se propõe encontrar, ou seja, o homem em todas as suas dimensões.

Ficou com alguma dúvida sobre as áreas de estudos da Psicologia? Deixe nos comentários que a gente responde. Aproveita e dá uma olhadinha nas áreas de conhecimento da Unochapecó. Talvez o curso dos seus sonhos esteja aqui :)